Em 07/09/2016 às 11h10 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara Municipal entrega títulos de Cidadania Honorária e Benemérita

A solenidade homenageou trinta e oito pessoas com o título de cidadão honorário e um com o título de Benemérito

A solenidade homenageou trinta e oito pessoas com o título de cidadão honorário e um com o título de Benemérito

Download
Uma sessão solene marcou nesta noite de terça-feira, 6 de setembro, a entrega dos Títulos de Cidadania Honorária e Benemérita de Cataguases pela Câmara Municipal. A concorrida cerimônia que acontece uma vez por ano, sempre na semana de aniversário do município, outorgou desta vez 38 novos títulos de cidadania honorária e um de cidadania benemérita.

imageEntre os agraciados recebeu o título de Benemérito, Pedro Ferreira de Mattos Neto (foto), um dos proprietários da Casa Mattos, empresa cataguasense do setor de varejo que mais se destaca atualmente no cenário regional. E também a Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, foi agraciada com o título de Cidadã Honorária de Cataguases. Ela se fez acompanhar na solenidade pela Defensora Pública Eliana Maria de Oliveira Spíndola, Coordenadora Regional da Defensoria Pública em Cataguases. O Juiz de Direito e diretor do Forum da Comarca de Cataguases, Felipe Teixeira Cancela Júnior, também foi agraciado com a mesma honraria e discursou em nome dos homenageados.

Estiveram presentes à cerimônia, além dos vereadores, diversos Defensores Públicos, o Tenente Coronel Clóvis Pimenta, comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente com sede em Leopoldina, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Alex Carvalho, que representou o prefeito Cesinha Samor; José Emílio Afonso, Assessor do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o ex-prefeito Willian Lobo de Almeida.

Logo após a abertura da cerimônia teve início a entrega dos títulos de cidadania honorária. Os agraciados são:
- Eduardo Mariano de Barros, Patrick Coutinho Silva e Solange Morais Barbosa que receberam das mãos do Vereador Antônio Batista Pereira.

- Ivan Medeiros Simas, Meirilene de Souza Silva e Wesley Lobo Achete, indicados pelo Vereador Antônio Gilmar de Oliveira.

- Dimas Gonçalves Filho, Grimaldo Gonçalves Novais e Luci Mara Guedes Gonçalves que foram indicados pelo Vereador Fernando Pacheco Fialho.

- Aldair Sérgio de Souza, José Carlos dos Santos e Robson Aparecido Garcia, que foram indicados pelo Vereador Fernando Rodrigues do Amaral.

- João Dioni Sarquer Augusto, Márcia Junger Heyde e Ulisses dos Santos Borges, ue foram indicados pelo Vereador Geraldo Majella Mazini.

- Ângela Maria Barbosa Carminatti, Maria Tereza de Novaes Serapião e Subtenente Paulo Henrique Lima Carpinetti, homenageados pelo Vereador João Manoelino da Silva Bolina.

- Felipe Teixeira Cancela Júnior, Luiz Carlos Gonze de Carvalho Filho e Maria Cristina do Nascimento que foram indicados pelo Vereador José Augusto Guerreiro Titonelli.

- Gumercindo Rodrigues Gomes Neto, Noel José Sodré e Sebastião Hilter Rodrigues que foram agraciados pelo Vereador Luiz Carlos da Silva Sodré.

- Luiz Geraldo Raváglia e Paulo Estevão Silveira de Azevedo que foram agraciados pelo Vereador Maurício Rufino.

- Alan de Carvalho Rodrigues, Sargento Conceição Aparecida e Fábio Freitas Rochas foram homenageados pelo Vereador Michelangelo de Melo Correa.

- Jorge Luiz de Oliveira, Paulo Roberto de Barros e Vera Lúcia Costa Freitas que foram homenageados pelo Vereador Paulo Sérgio Ribeiro Ventura -"Aritana".

- Christiane Neves Procópio Malard, Luiz Fernando Ribeiro e Ricardo de Souza Ferreira Espindola que foram agraciados pelo Vereador Serafim Couto Spíndola.

- José Antônio do Carmo, o "Bambu", Pastor Josué Alves Corrêa e Valter Nogueira, que foram agraciados pelo Vereador Vincius Machado.

O Título de Cidadão Benemérito foi recebido por Pedro Ferreira de Mattos Neto em nome da Câmara Municipal.

imageO Juiz de Direito Felipe Cancela (foto) fez um breve pronunciamento em que lembrou o surgimento do município de Cataguases. Em seguida revelou que a cidade não dá tratamento "diferenciado para os de fora. Todos os peregrinos são bem recebidos como se fossem frutos dessa terra abençoada", destacou. E por fim, agradeceu a homenagem e a estendeu a todos que estão a seu lado "em todos os momentos de minha carreira: minha familia, colegas de magistratura (...) todos parceiros que ajudaram a concretizar projetos e sonhos", disse.

Pedro Mattos, o único a receber o título de Benemérito, agradeceu a homenagem em nome de toda a família. Lembrou que a empresa que já comandou e hoje está nas mãos de seu filho e do sobrinho está no mercado há cerca de cem anos."Estou muito feliz com o reconhecimento da Câmara pelo nosso trabalho, já que hoje a Casa Mattos é uma empresa regional e voltada para o engrandecimento de Cataguases", salientou. O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Alex Carvalho, destacou a importância do título de Cidadania Honorária. "Eu o recebi em 2014 e me marcou profundamente. Disse que Cataguases é uma cidade acolhedora e ficou feliz por ver os agraciados deste ano. "Todas pessoas merecedoras e que possuem um trabalho pela cidade", disse.

A Defensora Pública-geral de Minas Gerais, Christiane Mallard (foto abaixo) também discursou salientando o amor que passou a sentir por Cataguases pelas vezes que veio á cidade. "Me encantei com suas árvores, suas ruas e sua arquitetura, além de ter feito amigos aqui. Por isso estou muito feliz por me tornar uma cidadã cataguasense", confessou. A respeito de seu trabalho à frente da Defensoria Pública em Minas ela disse estar fortalecendo as unidades do interior e buscando a unidade da instituição em todo o Estado. Destacou o investimento que vem fazendo no setor para equipar as regionais com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população, salientou Christiane.

imageParalelamente expandiu o funcionamento da Defensoria nas comarcas e Cataguases ganhou um novo Defensor Auxiliar que "tem dado um apoio significativo para a atuação da Defensoria", afirmou. Além disso aumentou o número de estagiários e autorizou a contratação de um servidor administrativo, atualmente em fase final de escolha, revelou. Ainda sobre a situação da Defensoria em Cataguases disse que em 2015 promoveu a ampliação da sede que vem culminando com excelente resultados em seu trabalho. Um deles, ressaltou a Defensora Pública-Geral é a atuação na regularização da individualização dos hidrômetros no Condomînio são Marcos, em parceria com a Câmara Municipal e Pode Executivo", salientou. Outra atuação de destaque em Cataguases, conforme lembrou, é na área de saúde, onde atuou para garantir o funcionamento do setor de emergência do Hospital. ela finalizou agradecendo a Câmara o apoio que vem dando à Defensoria Pública.

Veja as fotos da cerimônia na galeria abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: cidadão honorário, benemérito, solenidade, cerimônia, Câmara Municipal





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: