Campanha de Cesinha dá a largada aos comícios nos bairros e distritos de Cataguases
Download
A Coligação "Cataguases vai seguir no rumo certo", encabeçada pelo candidato à reeleição Cesinha Samor, realizou neste sábado, 3 de setembro, seu primeiro comício na praça do Bairro Sol Nascente. Também estiveram presentes os candidatos a vice-prefeito, vereadores, correligionários entre outros apoiadores, e o ex-diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, o médico que atua em Cataguases, Pedro César Martins, que fez um discurso contundente em favor da saúde do município.
Diferente dos demais comícios até agora realizados, este inovou ao trazer para a população o comparativo. A estratégia apresentada é mostrar as realizações da atual administração levando o eleitor a concluir que o atual governo fez mais que o anterior e por isso merece continuar por mais um mandato. Exemplos para isso não faltaram durante todo o evento. Logo no início, o coordenador da campanha usou a palavra para que fosse exibido um vídeo mostrando o que ele disse ser "um pouco do que Cesinha fez". Segundo ainda Alex, "vamos andar pela cidade e mostrar a verdade e não destruir a cidade como eles fizeram. Vamos mostrar porque o prefeito Cesinha precisa continuar", afirmou.
Na sequência, o telão mostrou a deputada Jô Morais ao lado de Cesinha contando ter repassado para Cataguases a quantia de um milhão e cem mil reais para a Saúde e que este ano já reservou mais recursos que serão destinados para o Hospital de Cataguases em 2017. Em outro momento, o agora ex-deputado federal Wadson Ribeiro aparece pedindo votos para Cesinha após lembrar ter contribuído com sua administração. Ainda sobre o vídeo, ele mostra pessoas comuns usufruindo academias de saúde nos bairros e distritos, por exemplo, entre outras benfeitorias e termina com Cesinha capitalizando o resultado do ranking da Folha de S. Paulo que elegeu Cataguases como o município que faz mais com menos recursos, destacando a honestidade de sua administração.
A noite de surpresas estava apenas começando e o discurso de Pedro César Martins seguiu na mesma linha. O médico petista não poupou críticas ao seu antecessor na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS), hoje candidato a reeleição a prefeitura de Cataguases. Pedro César surpreendeu o público ao acusá-lo de ter boicotado a vinda para o município de PSF's ao mesmo tempo em que contribuiu para que Leopoldina conquistasse este benefício. O ex-diretor da GRS elogiou a atitude de Cesinha ao passar o Pronto-Socorro para o Hospital de Cataguases "que é o melhor da região depois de Juiz de Fora", salientou. "Cesinha foi corajoso porque enfrentou alguns lá de dentro que não queriam isto e vem pagando em dia o hospital", completou.
Os candidatos a vereador passaram suas mensagens em seguida na seguinte ordem: Anderson Fuscão, Camilo Vória, Cristina Cabeleireira, Dona Emília, Evanildo, Fernando Amaral, Joelma, Majella, Paulo Milani, Paulo Aritana, Maria Lúcia, Ricardo Dias, Tatá e Vicente Vidal. Todos falaram brevemente sobre o que pretendem fazer na Câmara Municipal e também pediram votos para Cesinha. O carnavalesco Thiago Souza, também fez um breve pronunciamento em que elogiou a forma como Cesinha está tratando o carnaval no município afirmando que ele resgatou esta festa popular que, segundo ele, "estava esquecida pelas administrações anteriores".
A grande surpresa da noite, anunciada desde antes do comício começar, foi a presença de um personagem novo na cena política do município: "O Esclarecedor". Personificado por Camilo Vória (foto abaixo), surge na campanha de Cesinha, como foi explicado pelo próprio, "para estabelecer a verdade sobre os fatos ocorridos neste momento eleitoral". O Esclarecedor, então, desmentiu as afirmações feitas sobre a situação da Escola Estadual Clóvis Salgado e sobre o Cisum. A respeito deste último, a ida do Cisum para Leopoldina foi decidida pela maioria dos integrantes daquele consórcio e não depende de uma decisão pessoal do prefeito, salientou. Com relação ao sinal de trânsito em frente à Caixa, questionou o destino dos recursos da Festa do Sinal realizada na Vila Reis para este fim e completou dizendo que o município pretende buscar recursos em Brasília para custear estudos de mobilidade urbana para resolver este problema.
O candidato a vice-prefeito, Fernando Batista, foi breve em seu pronunciamento e lembrou que entre todos os prefeitos que já passaram por Cataguases, Cesinha foi o que conseguiu mais com menos. "O jornal Folha de S. Paulo reconheceu isso e colocou Cataguases entre os cinco melhores municípios do Brasil e o primeiro com mais de cinquenta mil habitantes", destacou. Para ele, este resultado significa "capacidade de gestão e honestidade no trato com a coisa pública", disse Fernando, completando: "Por isso acreditamos nessa equipe". Ele citou a participação dele e de Cesinha na sabatina realizada por alunos da FIC onde destacou terem sido os únicos a responderem diretamente todas as perguntas, "sem rodeios e objetivamente o que nos rendeu elogios por parte dos alunos", afirmou. E terminou dizendo que a meta é realizar por Cataguases e que a cidade está no rumo certo.
Cesinha adotou um tom conciliatório em seu discurso, mas foi incisivo em alguns momentos. Fez um longo relato do que chamou serem os principais momentos de seu governo. Lembrou, por exemplo, do Abatedouro Municipal que recebeu inaugurado "sem estar funcionando", mas teve que investir mais de "quinhentos mil reais e adequá-lo junto aos órgãos ambientais para que pudesse funcionar" e da escola Flávia Dutra "onde também tive de gastar recursos próprios da ordem de quinhentos mil reais para concluir a obra". Outra lembrança negativa foi a dívida recebida de quinze milhões de reais. Segundo o atual prefeito, "não tinha dinheiro nem para pagar funcionário". A partir daí, contou Cesinha, começou a ser perseguido pelo governo do estado que não lhe deu nenhuma ajuda até a chegada de Fernando Pimentel."Quem me ajudou neste período foram dois deputados", reconheceu.
Em seguida começou a citar suas realizações. "Fizemos uma parceria público privada que viabiizou a reforma do Idaic e hoje funciona naquele prédio um curso técnico profissionalizante estadual", destacou. Ainda na Educação, lembrou a inauguração do IF Sudeste que funciona no Colégio Cataguases, que se prepara para abrir novos cursos, avisou. Citou a rua que abriu e asfaltou no bairro Morada da Serra, e a abertura da rua do Unidão que, segundo ele, ficou fechada por mais de dez anos. Disse ter comprado, com a ajuda do governo de Minas, uma Patrol e uma retroescavadeira, acrescentando que a administração anterior havia vendido uma dessas máquinas por dezesseis mil reais sendo que a empresa que a adquiriu ganhou licitação na prefeitura de trinta e sete mil reais. Citou a situação encontrada no Aterro Sanitário que, segundo ele, foi regularizado em sua administração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE