Em 15/08/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Ubá não renova contrato de concessão com a Copasa

O Sindicato mobilizou a população contra a privatização do serviço de água no município

O Sindicato mobilizou a população contra a privatização do serviço de água no município

Download
A Copasa renovou a concessão com seis municípios mineiros e Ubá não está entre eles. A empresa estatal de abastecimento de água e saneamento publicou no mês passado em seu site a renovação da concessão com as cidades de Alpinópolis, Abaeté, Januária, Conquista, Pompéu e Pirajuba.

No dia 29 de julho, a Prefeitura de Ubá realizou reunião para entrega das propostas das empresas Águas do Brasil e Odebrecht Ambiental que estariam interessadas em assumir a concessão de abastecimento de água e saneamento do município. Na ocasião, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água (SINDÁGUA) se manifestou na Praça São Januário, em frente à Prefeitura, contra o movimento de privatização.

Em matéria publicada em seu site oficial, o SINDÁGUA defende "o saneamento como política pública e responsabilidade do Estado, reforçando o combate à entrega de serviços essenciais à saúde pública a empresas que têm como objetivo primordial a busca incessante pelo lucro". Além disso, aquela entidade revelou que a Copasa emprega 84 trabalhadores em Ubá para distribuir 19 milhões de litros de água por dia para uma população de 92.679 pessoas atendidas pela Copasa,  ainda segunda o SINDÁGUA.

Em Ubá, o Sindicato mobilizou a população, prestando esclarecimentos sobre os graves riscos de os serviços essenciais ficarem sob a gestão de empresas privadas. Uma das empresas participantes do processo de concessão, a Águas do Brasil, é formada por um consórcio de empresas investigadas na Operação Lava Jato e pela Polícia Federal, afirma o SINDÁGUA, que completa: "A privatização representa a cobrança de tarifas mais caras, perda de qualidade dos serviços e falta de compromisso social, prejudicando a saúde da população, sobretudo da parcela mais pobre, que passa a ter dificuldades para pagar as contas.

imageA COPASA informou que tem interesse em renovar concessão com o município de Ubá. Segundo a assessoria da Companhia: "A Copasa informa que tem total interesse em continuar prestando serviços de abastecimento de água em Ubá, bem como tem interesse na assunção do esgotamento sanitário no município".

A equipe do Ubá em Pauta tentou contato com a prefeitura para saber sobre o trâmite do processo da eventual renovação do contrato com a Copasa e da entrega de propostas para outras empresas, mas não obteve sucesso. (Fotos: SINDÁGUA)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Ubá em Pauta e Assessoria de Comunicação do SINDÁGUA

Tags: Copasa, contrato, água, distribuição, fornecimento, empresa





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: