Maycon Chinês, com o troféu de campeão brasileiro em sua categoria
Download
O atleta cataguasense de Capoeira, Maycon Vilela Alves, 28 anos, o Chinês, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Abadá de Capoeira, realizado de 19 a 24 de julho último no Rio de Janeiro. A Abadá Capoeira é a maior escola desta arte no mundo e está presente em cerca de sessenta países. O evento reuniu atletas de todos os estados da Federação e a conquista do título o ponto alto da carreira de Chinês, que também atua no sentido de desenvolver a Capoeira em Cataguases dando aulas do esporte no Instituto Francisca de Souza Peixoto e na Associaçao Capoeirista Cidadão, através do Projeto Bom Capoeirista e Cidadão Consciente, entre outros.
Maycon Chinês, que disputou o campeonato na categoria Peso Leve, conquistou também o prêmio de melhor Corda Roxa (o equivalente às faixas no Judô e Karatêe, e representa a graduação na Capoeira). Ele disse que o nível do evento foi "elevado, pois enfrentei atletas muito bem preparados, mas eu também treinei bastante e, felizmente, conquistei as vitórias que me levaram ao título da Categoria A", disse. Feliz com o título, Chinês, que começou no esporte aos 13 anos de idade, aproveitou para agradecer sua família, esposa e amigos pelo apoio. "Minha esposa e família que sempre me apoiam eu agradeço imensamente. E também a todos os meus apoiadores, pois sem eles não chegaria até aqui", reconheceu o atleta.
Em Cataguases, Maycon Chinês ensina Capoeira para cerca de setenta crianças e pessoas de todas as idades. No Instituto Francisca de Souza Peixoto ele dá aulas em um programa social mantido por aquela entidade. Paralelamente, mantém o Projeto Bom Capoeirista e Cidadão Consciente que faz parte da Associação Capoeirista Cidadão, fundada e presidida por ele há mais de três anos, que tem como princípio que todo bom capoeirista é também um bom cidadão, explica. O projeto funciona com oficinas gratuitas aos participantes e palestras. Além disso Chinês ainda consegue tempo para dar aulas de Capoeira para crianças e adolescentes dos bairros São Diniz, São Marcos entre outros. O campeão, incansável, vai continuar seguindo seu projeto inicial de usar a capoeira como ferramenta para complemementar a formaçao da criança e do adolescente. (Fotos: Arquivo pessoal)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE