As atividades foram destinadas para os segmentos econômicos, bem como os da economia criativa
Download
Terminou nesta quinta-feira, 28, em Muriaé a "I Semana de Inovação e Empreendedorismo da Zona da Mata". As ações foram destinadas aos microempreendedores individuais (MEIs) e representantes de micro e pequenas empresas da cidade e da região.
As atividades foram destinadas para os segmentos econômicos, como economia criativa, gastronomia, varejo, indústria de confecção, farmácias, artesanato, peixes ornamentais, automotivo e agroturismo, além de atendimentos para os MEIs.
Segundo o analistas do Sebrae, Jefferson Dias, a iniciativa foi motivada devido ao momento de crise financeira do país e após a percepção de que empresas do mesmo ramo estavam com faturamentos distintos, como por exemplo, duas confecções de roupas da cidade em que uma apresentava 90% de faturamento a mais em relação ao mesmo período do ano passado, e a outra, 50% a menos.
"Entendemos que era falta de inovação e decidimos criar o evento para auxiliá-los na gestão. A ideia é abordar o comportamento empreendedor, ajudar quem deseja abrir o próprio negócio e dar apoio a quem já tem. Além de orientar sobre o aumento da produtividade e diminuição do custo sem perder a qualidade", explicou.
O evento contou com oficinas, seminários, palestras, clínicas tecnológicas e consultorias em gestão. Todas as atividades foram gratuitas mediante inscrição no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O empresário Joarley Simão contou que participou de uma palestra nessa terça-feira, 26, sobre como montar uma loja virtual. "O que me atraiu foi a possibilidade de me atualizar e inovar. Atualmente não tenho uma loja virtual e depois da palestra percebi que é uma porta de entrada de clientes. Vou aderir", relatou.
O evento aconteceu na Praça João Pinheiro, no Centro, e começou às 14h com término às 22h. No local foram montadas salas para palestras e consultorias, e ainda uma área para atendimento dos parceiros. Ainda de acordo com Jefferson, a intenção é expandir para outros municípios, como Juiz de Fora e Cataguases. (Foto: Sandro Janunzi/ Guia Muriaé)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE