Os Ipês Rosa estão embelezando a entrada do bairro João Paulo II, a Cojan
Download
As flores do Ipê Rosa estão encantando as pessoas que passam pela Avenida Professor Antônio Amaro, rua que dá acesso ao bairro Colinas, mais conhecido como Cojan. Neste fim de semana as árvores existentes no início daquela avenida floriram e deram uma beleza ímpar ao lugar, e com isso, está chamando a atenção de todos que passam por lá. Suas flores em tom rosa contrastando com o azul do céu sob a luz do sol dão um toque especial nos dias de inverno daquele trecho da cidade.
Além da beleza, o Ipê é muito útil. Sua floração acontece anualmente no período mais seco do ano, entre maio e agosto. Nesta época a árvore, que costume medir entre oito e doze metros de altura, perde todas as suas folhas que dão lugar às flores que duram poucos dias e são alimento para insetos como abelhas. Já a madeira do Ipê Roxo é utilizada na construção civil em currais, acabamentos internos, entre outros fins.
Outra importante utilização do Ipê é como medicamento. Como a espécie é nativa da América do Sul, no Brasil é usada através de chá feito do caule e cascas para curar uma vasta gama de doenças desde gripe, passando por bronquite, sinusite, impetigo, úlceras sifilíticas até picada de cobra e câncer como leucemia e tumores. Entre os efeitos com maior comprovação estão suas atividades antioxidante, antibiótica, bactericida, antiviral, antifúngica e cicatrizante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE