Em 07/07/2016 às 20h02 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Passeata pede medidas concretas por mais segurança em Cataguases

Com faixas e cartazes pedindo mais união dos poderes constituídos e segurança, a passeata transcorreu em clima de tranquilidade

Com faixas e cartazes pedindo mais união dos poderes constituídos e segurança, a passeata transcorreu em clima de tranquilidade

Download
Com o objetivo de chamar atenção da sociedade civil e das autoridades para o avanço da criminalidade em Cataguases e buscar soluções para o problema, cerca de quarenta pessoas se reuniram a partir das 15h30min desta quarta-feira, 7 de julho, em frente ao Paço Municipal na Praça Santa Rita, de onde saíram em passeata até o Forum da Comarca. Lá os representantes do movimento entregaram um ofício ao Juiz Diretor, Felipe Cancela Júnior e à Promotora de Justiça, Soraya Nascimento solicitando providências urgentes no sentido de melhorar a segurança pública no município. Também estava sendo feito um abaixo assinado pela melhoria da Segurança Pública no município que será levado ás autoridades estaduais.

imageO casal Marita Bittencourt e o advogado e ex-vereador Guilherme Valle de Souza, estiveram à frente do movimento de cidadania que segundo ela, "é na verdade uma semente sobre uma questão de extrema importância em nossa cidade que é a segurança pública", analisou. Ao chegar ao fórum o casal e outras duas pessoas foram até à sala do Juiz que estava em audiência e não os pode recebê-los, mas juntamente com a Promotora protocolaram o recebimento do ofício. O texto  apresenta "algumas necessidades e solicita urgentes providências" na área de segurança por meio da adoção de seis medidas. São elas:
1-  Apoio a Operação Reação da Polícia Militar, com mais rigor nos relaxamentos de prisões;
2- Celeridade junto à justiça ao urgente atendimento dos requerimentos das polícias;
3- Apoio ao aumento no número de policiais civis. Atualmente três policiais estão em serviço, mas para atender Cataguases e as cinco cidades circunvizinhas são necessários 17 agentes;
4- Apoio ao aumento da quantidade de viaturas civis e militares e suporte financeiro para a manutenção;
5- Apoio ao aumento de contingente da Polícia Militar;
6- Apoio ao necessário suporte estrutural para que a Polícia Militar possa atender ás reclamações, denúncias e aos apelos da população em menor tempo.

imageApós a passeata, o Comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar em Leopoldina, a qual a PM de Cataguases é subordinada, Tenente Coronel Clóvis Pimenta, chegou ao Fórum para cumprimentar Guilherme Valle pela iniciativa em prol da segurança pública. Aquele comandante reconheceu a "curva ascendente" para crimes violentos e disse que "nós precisamos dar uma resposta para a comunidade. A gente está preocupado. E precisamos mobilizar todo o sistema de defesa social, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, OAB, Polícia Civil, Polícia Militar, prefeitura, Cãmara dos vereadores e clubes de serviço da cidade para que juntos possamos dar as mãos e trabalhar em prol da comunidade e possamos dar uma resposta para a sociedade", afirmou.

Guilherme aproveitou para reiterar o período de violência que a cidade está vivendo. "Nós estamos vivendo um período crescente de violência dentro de nossas residências, assalto no comércio, sujeito dormindo e a casa sendo invadida... E o que é mais sério: os bandidos perceberam que o número de policiais é muito pequeno e nós precisamos de uma ação mais efetiva para aumentar este número de policiais e tem que ser imediato. As viaturas da PM tem problemas!", comentou indignado. Ele também pediu ao Tenente Coronel que ajude a cidade a aumentar o número de policiais militares ouvindo dele que já está agindo neste sentido. 

image

image

image

image

image

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Passeata, segurança, criminalidade, justiça, polícia, população, sociedade





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: