Em 04/07/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

PROCON em Cataguases encerra primeiro semestre com 2057 atendimentos

O PROCON em Cataguases vem registrando recordes de atendimento ao público a cada semestre

O PROCON em Cataguases vem registrando recordes de atendimento ao público a cada semestre

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O PROCON de Cataguases encerrou o primeiro semestre deste ano com um recorde de atendimentos. Foram 2057 até o dia 30 de junho contra 1855 registrados no mesmo período de 2015, conforme revela o coordenador daquele órgão, advogado Rafael Vilela Andrade. O aumento do número de atendimentos deve-se, segundo ele a dois fatores: maior consciência do consumidor e também ao fato de as demandas também estão aumentando especialmente no setor de prestação de serviços.

No balanço divulgado pelo PROCON, Rafael informa que dentre os atendidos neste primeiro semestre, 1932 casos foram resolvidos imediatamente, alcançando a marca de 93,92% de resolutividade em reclamações, explica. 125 atendimentos, informa, foram transformados em processos administrativos sendo que destes, 94 foram resolvidos, o que dá um percentual de 98,49% de casos solucionados. 

Rafael (foto abaixo) revela ainda que entre os processos administrativos que foram a julgamento no PROCON neste primeiro semestre de 2016, "aplicamos multas que totalizaram o valor de R$694.877,16, sendo que R$194.153,12 foram encaminhadas para a dívida ativa, R$89.462,02 foram pagas e R$409.977,16 ainda são passíveis de recurso", explicou o coordenador do órgão de defesa do consumidor em Cataguases.

imageEle lembra que os processos julgados neste primeiro semestre deram entrada através de reclamações registradas no PROCON em meados de 2015 e início deste ano. Outro detalhe que Rafael lembra é a respeito dos valores ddas multas que estão mais "salgadas". Ele explica: "Elas aumentaram para que os fornecedores tenham mais consciência sobre o seu papel na relação de consumo e, principalmente, no momento em que estiver atendendo o cliente", disse. 

Rafael chamou atenção para um fato que ocorreu este ano, até então poucas vezes registrado naquela órgão. "Tivemos uma procura significativa dos fornecedores que resolveram nos procurar em busca de consenso com o seu cliente. Antes apenas o consumidor tomava esta iniciativa e este gesto é importante porque reflete no percentual de resolução de nossas ações e na vitória do consumidor", comenta o coordenador do PROCON. 

Situado à Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, Centro, ao lado da Pracinha do Dr. Lídio, o PROCON de Cataguases atende de 8:30 às 16:30 horas, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira, e não faz atendimento por telefone, além de atender somente residentes em Cataguases.
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Tags: PROCON, consumidor, fornecedores, clientes, direitos





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