O Encontro discutiu a importância da agricultura familiar para os municípios da região
Download
Foi realizado na tarde desta quarta-feira, 22 de junho, no Idaic, o I Encontro Microrregional da Zona da Mata de Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais de Cataguases. O evento foi aberto pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Neivaldo da Silva Lima, e contou com a presença dos prefeitos Tarsília Fernandes, de Itamarati de Minas; Walter Titonelli, de Palma; João Silva, de Laranjal, e de Cesinha Samor, de Cataguases.
Também estiveram presentes diversos secretários municipais, o vereador Geraldo Majella Mazini que representou o Poder Legislativo, o Diretor Regional da Emater e parceira no evento, Celso Luiz de Oliveira, o Superintendente Regional de Ensino, Sidilúcio Ribeiro Senra, e o representante do Banco do Brasil em Cataguases, Matheus Alves Souza, outro parceiro do Encontro, além de grande público.
Tarsília (foto), em seu pronunciamento apresentou um problema setorial, provocado pela mineração ocorrida em Itamarati de Minas durante os últimos trinta anos. Segundo revelou, o município perdeu grande parte de sua população rural no auge do período em que a empresa explorava bauxita e não retornou. Ela reconhece a importância desta economia para o município e disse que vem se esforçando para trazer de volta o homem para o campo e conta para isso com o apoio do Governo de Minas e do trabalho que desenvolve em parceria com a Emater-MG.
O Diretor Regional da Emater-MG em Cataguases, Celso Luiz de Oliveira, elogiou as ações que vem sendo tomadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário. Para ele "apesar de nova, vem realizando importantes conquistas em todo o estado". Ele também destacou a importância do evento que estava previsto para 2015 e que ele espera aconteça anualmente em Cataguases "para que a agricultura de nossa microrregião apresente sua pauta", salientou. Representando o Poder Legislativo municipal, o vereador Geraldo Magella Mazzini lembrou que o Idaic pode ser o pontapé inicial para uma nova realidade para a Educação de Cataguases.
Em seu discurso, o prefeito Cesinha Samor (foto) lembrou ter reestruturado o Idaic no início de sua administração através de uma parceria público privada para, em seguida, anunciar a "concretização de um convênio com o estado para a realização de curso técnico na área de agricultura, com duração de dois anos, com início da matrícula em agosto". O prefeito também revelou que o Idaic também será utilizado como Escola Família Agrícola - EFA - atendendo em parceria com o Estado, "a demanda dos produtores agrícolas familiares", disse.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo da Silva Lima (foto abaixo), em entrevista durante o evento falou que o maior desafio enfrentado pela Agricultura Familiar hoje na Zona da Mata é a comercialização. "Essa região, especificamente, ela está mais fácil, agora, chegar ao consumidor, às escolas do Estado, é uma dificuldade. A Secretaria tem programas para ajudar neste sentido. Mas cabe aos próprios produtores se organizarem, principalmente em cooperativas. Nós damos todo o apoio pra formação dessas cooperativas para que o recurso chegue com maior rapidez e facilidade", explicou Neivaldo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE