Em 21/06/2016 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Desenvolvimento da agricultura familiar é discutido na cidade

A Prefeitura de Cataguases vai realizar o 1º Encontro Microrregional de Agricultura Familiar no Idaic, nesta quarta-feira, a partir das 13 horas

A Prefeitura de Cataguases vai realizar o 1º Encontro Microrregional de Agricultura Familiar no Idaic, nesta quarta-feira, a partir das 13 horas

Download
Dez prefeitos foram convidados para o 1º Encontro Microrregionalda Zona da Mata de Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais de Cataguases que acontece nesta quarta-feira, 22, à partir das 13 horas. O encontro sediado pelo Idaic vai analisar a proposta do estado e discutir o desenvolvimento da agricultura familiar para a região. 

Além do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo da Silva Lima, foram convidados para o evento os prefeitos de Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Eusébia, Leopoldina, Itamarati de Minas, Laranjal, Palma, Recreio e Santana de Cataguases. 

O prefeito Cesinha Samor se mostrou feliz com o evento e disse que um dos seus sonhos é a reativação do Idaic."Venho me preocupando com o assunto, tanto que o Idaic foi fortalecido. A partir de agosto, a Prefeitura, em parceria com o governo de Minas Gerais, vai oferecer curso técnico de agricultura com prioridade para cursos de capacitação ao agricultor familiar".

A agricultura familiar consisteem um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola, que são gerenciadas e operadas por uma família, predominantemente dependente de mão de obra familiar. Mundialmente, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.

Segundo dados do governo federal, a agricultura familiar é a principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras. Ela responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o país. O pequeno agricultor tem papel fundamental no abastecimento do mercado brasileiro, contribuindo com: mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%). Estes são alguns grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar na produção.

Anunciado pela presidenta Dilma Rousseff em junho de 2015, o Plano Safra 2015/2016 da agricultura familiar teve investimento recorde de R$ 28,9 bilhões pelo Pronaf.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Cataguases

Tags: agricultura, familiar, encontro, regional, Zona da Mata, cidades





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: