A equipe de DST-Aids e Hepatites Virais fez campanha na Praça Rui Barbosa, neste sábado, véspera do Dia dos Namorados
Download
A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, através da Coordenadoria de DST-Aids e Hepatites Virais realizou na manhã deste sábado, 11 de junho, na Praça Rui Barbosa, a campanha "Amor é união, é compaixão. Não esqueça a prevenção", tendo em vista o Dia dos Namorados, comemorado neste domingo, 12. Com distribuição de preservativos a campanha teve como principal objetivo, segundo revelou Tairises da Silva Roque, coordenadora do setor, a conscientização sobre a importância da prevenção.
Sobre a situação da Aids no município, Tairises disse que atualmente "temos notificados 187 casos de pessoas portadoras de HIV no município", informou. O número é considerado acima da média no Brasil, acrescentou ela, que credita o aumento de casos a relações sexuais sem preservativos ou ao uso indevido dele. "Muitas pessoas deixam para colocar a camisinha somente na hora do orgasmo e aí o contágio já aconteceu", disse. Ela informa também o aumento no número de casos entre as mulheres. "Na década de oitenta, para cada 15 homens uma mulher era contaminada, hoje esta proporção se igualou", afirma.
Mas não é só a Aids que preocupa. Tairises disse que outras doenças sexualmente transmissíveis vem crescendo de forma "muito rápida" nos últimos anos. "Temos registrado muitos casos de HPV e Síndrome do Corrimento Uretral do Homem, além de herpes e cancro mole, que são portas de entrada para o HIV", alerta. Segundo a coordenadora de DST-Aids da Secretaria de Saúde de Cataguases, a população jovem é a mais atingida por estas doenças e por isso precisa se proteger e adotar a prevenção como regra, orienta.
Tairises informa que todos podem retirar preservativos gratuitamente nos PSFs e quem teve relação sexual de risco pode fazer o teste de HIV e sífilis gratuito e totalmente em sigilo, bastando para isso procurar a Secretaria de Saúde. Tairises alerta que o preservativo, além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, previne contra a reinfecção pelo vírus causador da aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE