As crianças envolveram-se com as histórias e gostaram da experiência de conhecer novos personagens
Download
A creche SOS foi a instituição escolhida para a primeira ação do projeto Carmo Voluntário, do Colégio Carmo em Cataguases. Um grupo de estudantes do Ensino Médio apresentou às crianças, na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, os livros da "Biblioteca Itinerante", que foram doados pela comunidade educativa daquela escola. O acervo inclui mais de 150 histórias infantis e passa, a partir de agora, a acompanhar o grupo nas visitas às creches da cidade.
O livro "Menina bonita do laço de fita" inspirou cinco estudantes do 1º ano a fazer uma apresentação teatral para as crianças da creche SOS. Depois de assistirem, as turminhas ficaram à vontade para escolher e folhear outros livros. Cada estudante do Carmo reunia um grupinho de crianças para contar as histórias, numa tarde divertida, que marcou a estreia do projeto.
As crianças e as educadoras da creche vão continuar com os livros durante uma semana, aproveitando outros momentos de contação de histórias. Na semana que vem, a Biblioteca Itinerante segue para outra instituição.
Nesta primeira ação, o projeto Carmo Voluntário contou com a participação das alunas do 1º ano do Ensino Médio, Jemima Toledo, Júlia Ennes, Lara Caldas, Maria Rita Neves e Vanessa Linhares e do aluno do 2º ano, João Gabriel Alves. Mais de 30 estudantes estão participando do projeto, sob coordenação da professora Luciana Mendonça de Melo.
"São estes trabalhos que enriquecem de valores os ensinamentos que o Carmo oferece. O despertar da solidariedade e da fraternidade é estimular a consciência crítica e desenvolver a alteridade", afirmou a Diretora Administrativa do Colégio Carmo, Irmã Dahlia Rezende. "A educação carmelita se baseia em princípios entre os quais está o ato solidário como uma das virtudes do nosso tempo. Este é o caminho. Como diz a escritora Adriana Falcão, solidariedade é quando a gente se empresta pro outro", completou.
A creche SOS oferece assistência gratuita a cerca de 120 crianças com idade entre 2 e 6 anos. Fica na Praça Rogério Teixeira, 52 (atrás da Rodoviária). Funciona há 36 anos na cidade, através do apoio da Prefeitura Municipal, de empresas e pessoas que colaboram com doações. Quem tiver interesse em conhecer e colaborar com a instituição pode entrar em contato através do telefone (32)3421-2576. (Fotos gentilmente cedidas pelo Colégio Carmo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE