A UPA está sendo construída no Bairro Bela Vista, próximo à Policlínica Municipal e deverá estar concluída em outubro
Download
Com um custo aproximado de R$ 1 milhão e seiscentos mil reais, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA - do bairro Bela Vista, já está em sua fase final de construção e, de acordo com a Concreta Incorporações Ltda., empresa licitada responsável pela execução da obra, a previsão é de que a conclusão dos serviços aconteça até o próximo mês de outubro.
Os recursos investidos são oriundos do repasse do Fundo Nacional de Saúde. Paredes, lajes, cobertura, parte externa com calçamento, estacionamento e área de serviço são as etapas já concluídas, informa o jornal oficial do município "Cataguases', em sua edição do último dia 05 de junho. Os próximos passos são a colocação das esquadrias, contrapiso, instalações elétricas e hidrossanitárias, acrescenta aquele informativo.
A UPA do bairro Bela Vista ocupa uma área de 1.226m² e vai contar com sete consultórios, doze leitos de internação e seis poltronas de medicação. Em 3 de novembro de 2011 o estreante Site do Marcelo Lopes divulgou pela primeira vez a notícia da construção da UPA em Cataguases. À época, faltava definir o local de sua construção, mas a obra estava prevista para começar a funcionar no segundo semestre de 2012. (confira a matéria
clicando aqui). Leopoldina e Muriaé, já possuem UPA, mas não funcionam, segundo informações extraoficiais, devido ao alto custo de manutenção que é por conta do município.
Segundo informa o Portal da Saúde "as UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h", explica o texto extraído do
Portal da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE