O Secretário de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique, discursa durante encontro do PRB em Cataguases, ladeado por Antônio Lage (esq.) e Naldo Souza (dir.)
Download
O Secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique Alves da Silva, esteve nesta manhã de sábado, 4 de junho, em Cataguases, participando do 1º Encontro Municipal do Partido Republicano Brasileiro - PRB - que reuniu filiados das cidades da microrregião. O evento aconteceu no Educandário Dom Silvério, na Praça Santa Rita, e contou com a presença dos presidentes dos PROS, Hercyl Neto e do PT do B, Gerinaldo Souza de Paula (Naldo), Rogério Tobias Norte, presidente do Rotary Clube de Cataguases e Pedro Antônio Pereira, o Pedrinho da Caixa, entre outras lideranças, dos pré-candidatos do PRB à Câmara Municipal e de Antônio Lage, pré-candidato do partido a prefeito de Cataguases.
Anderson Moura, membro do Diretório Municipal do PRB em Cataguases, abriu o encontro afirmando que a presença do Secretário "fortalece o evento". Coube, porém, a Antônio Lage, dar-lhe as boas vindas e falar que "Cataguases conta com o seu apoio não apenas na área de Esportes onde temos muitas carências, mas esteja atento também às nossas outras demandas", destacou, agradecendo sua presença. Hercyl Neto, do PROS, também fez uma saudação ao Secretário e salientou maior apoio ao esporte na região e, em seguida, o presidente do PT do B, Naldo Souza, reforçou o comentário e renovou o convite para que o Secretário retorne à cidade durante a campanha eleitoral que se aproxima.
A médica Maria Ângela Girardi fez uma intervenção pontual durante o encontro. Ela lembrou que a maioria dos recursos governamentais da área do esporte é voltada para o futebol e que gostaria que esta realidade mudasse e fosse aplicada também para esportes nas escolas, citando um projeto de sua autoria, citando, inclusive a falta de esportes de competição para crianças e adolescentes, além de uma atenção especial às mulheres e idosos. Em outro raciocínio, de cunho social, questionou o Secretário sobre as dificuldades enfrentadas por Associações de Moradores para conseguirem se organizar legalmente junto ao governo do estado para, a partir daí, pleitearem recursos públicos, emendando um pedido de orientação de como essas entidades devem proceder.
Outros questionamentos foram formulados ao Secretário como a falta de recursos para o Esporte amador nos distritos e também sobre a ausência da diversidade da prática esportiva no município já que há recursos através do repasse via ICMS do Esporte. Foram citados exemplos de casos em que não há sequer bola para a prática de basquete. Carlos Henrique desculpou-se por ter se atrasado para o encontro e, muito sincero, foi direto ao ponto ao responder aos questionamentos sobre distribuição de recursos para o interior. "Aqui em Cataguases quantos times de futebol amador existem? Muitos? Agora multipliquem este número por 853 municípios mineiros e vamos ter um número fantástico e veremos que não temos condição de atender a todos", revelou mostrando com apenas uma frase a realidade de sua Pasta.
A saída para ele está na descentralização."Fizemos o Territórios Esportivos em Uberaba, promovemos um evento sobre Rugby em Varginha, enfim, este é o caminho para movimentar o esporte nestas regiões e levar recursos", contou o Secretário. Neste sentido, disse que é importante as comunidades se organizarem para obter os recursos através do governo conforme Maria Ângela questionou e acrescentou dizendo que "quanto mais organizada for a comunidade, mais recursos e mais facilidade terá para buscar estas verbas". Sobre sua presença em Cataguases disse que veio a convite do partido, feito por meio de Antônio Lage e que voltará mais vezes aqui. Segundo ainda o Secretário, "sei que posso contribuir muito com esta cidade", destacou.
Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, Carlos Henrique fez um balanço da passagem da Tocha Olímpica pelo Estado. "Foi um sucesso absoluto. O povo mineiro recepcionou a tocha com muita alegria, muita energia. Os trinta e quatro municípios que ela percorreu foi um pré-aquecimento muito importante para o momento olímpico", avaliou. Sobre o término, na última semana, dos Jogos Escolares de Minas, Carlos Henrique também fez uma avaliação postiva. "É para revelar novos talentos e de lá já saíram atletas olímpicos. Através deste evento a gente consegue descobrir muitos talentos para o esporte mineiro e nacional", garante.
A respeito do encontro em Cataguases, o Secretário de Esportes elogiou a iniciativa e disse que veio visitar o "amigo Antônio Lage, que está se colocando à disposição para as eleições deste ano. Ele é um pré-candidato. É um homem que tem experiência administrativa, um empresário de sucesso, um homem de visão, que já demonstrou com suas empresas eficiência na gestão. E aplicar o modelo de gestão privada na gestão pública é o que está se aplicando no momento. A grande gestão pública hoje em dia não é mais aquele político antiquado, batendo nas costas, não. Hoje a política de gestão pública ela precisa necessariamente ter viés administrativo a partir da visão privada. Ele é um homem de um caráter muito forte, idôneo, correto. E o PRB está muito feliz por ter um homem com a capacidade de Antônio Lage", afirmou Carlos Henrique.
Matéria atualizada às 22h04 min de 04/06/2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE