A Escola Estadual Guido Marlière começou neste sábado a sediar o curso de extensão em Homeopatia
Download
Teve início neste sábado, 21 de maio, o Curso de Homeopatia na modalidade Extensão Universitária, na Escola Estadual Guido Marlière. A iniciativa faz parte do Projeto Escola Aberta que acontece em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Com duração 150 horas, o curso terá aulas mensais até dezembro e é voltado a capacitar voluntários das pastorais que trabalham com a saúde, militantes de trabalhos comunitários, igrejas, colaboradores de obras sociais, professores, profissionais da saúde, representantes de sindicatos, associações, e cooperativas.
São objetivos da capacitação orientar sobre o uso da Homeopatia no tratamento da saúde; capacitar novos homeopatas (não-médicos) conforme o Ministério do Trabalho; divulgar a Homeopatia estudada na UFV compartilhando conhecimentos sobre esta ciência.
O curso está sendo desenvolvido em dez módulos, entre atividades presenciais e estudos dirigidos. O curso acontece aos sábados e os instrutores designados farão um encontro mensal de 8h às 17h. Nos demais sábados do mês, os cursistas estarão livres para montar grupos de estudo na escola ou realizar atividades práticas propostas pelos instrutores, segundo infrmou o diretor da Escola Estadual Guido Marlière, Elias Júnior.
A Homeopatia não é exclusividade médica. É tradição brasileira desde 1840 e recomendada pelo ministério da Agricultura e pelo SUS, além de ser uma ocupação legal, reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Todo o material didático será cedido no formato digital aos cursistas em um CD, bem como o material impresso através de parceria com a UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná – Polo Cataguases. Serão emitidos certificados pela UFV desde que haja a comprovação de no mínimo 80% de presença nos módulos presenciais.
O Curso tem a coordenação de Vicente Wagner Dias Casali, doutor em Genética e Melhoramento - Purdue University (1973). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: homeopatia, plantas medicinais, cultivares, alho e pimentão; Carlos Cerqueira Magalhães, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2012), área de concentração: Produtos Naturais Bioativos, e Iracy Corrêa da Silva Machado, Professora de Ciências Exatas e Física na rede estadual de ensino de Minas Gerais e monitora do curso de Homeopatia da UFV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE