A campanha de vacinação contra a gripe em Cataguases vai continuar a partir desta segunda-feira, 23 de maio (foto ilustrativa)
Download
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 chegou ao fim nesta sexta-feira, 20 de maio após alcançar parcialmente a meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde, em Cataguases, segundo informações repassadas pela Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Cataguases, Sirlane Garcia Cardoso. No geral, o município até ultrapassou o objetivo da campanha vacinando 81,71% do público alvo estimado, mas em dois dos grupos de risco, este índice não foi atingido.
Aqueles formados por crianças com até 5 anos de idade e por gestantes ficaram abaixo de 80% de cobertura vacinal, revelou Sirlane. Por isso, a vacinação continuará a partir desta segunda-feira em todas as Unidades de Saúde Básica não apenas para este público alvo, mas também para toda a população considerada de risco, ou seja, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e puérperas com até 45 dias após o parto, explicou.
A vacina é contra indicada apenas para pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados, assim como a qualquer outro seu componente. Além disso, quem não reagiu bem a doses anteriores também deve evitar nova aplicação.
Os sintomas da gripe H1N1 ou Influenza B são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa. Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE