Ligações clandestinas de energia elétricas são crimes previstos em lei com punição da perda da liberdade
Download
A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Cataguases e região, Energisa, divulgou comunicado nesta sexta-feira, 20 de maio, para alertar a população sobre as consequências e punições de ligações clandestinas. A empresa, inclusive, intensifica a fiscalização para combater esse tipo de fraude.
De acordo com a Energisa, as ligações clandestinas prejudicam os clientes em situação regular, fazendo com que haja oscilações e até interrupções no fornecimento de energia, além de riscos de acidentes.
Equipes da empresa estão percorrendo todas as cidades da área de concessão, incluindo Cataguases, para corrigir as ligações clandestinas e regularizar a medição de energia.
A empresa registrou dificuldade no acesso a algumas unidades, inclusive com agressões aos seus colaboradores, sendo necessária a presença da Polícia Militar que resultaram em registros de boletins de ocorrência e até prisões.
Vale ressaltar que furtos e fraudes nas redes elétricas são crimes, conforme previsto no artigo 155, parágrafo terceiro do Código Penal, estando a pessoa sujeita a até oito anos de prisão e pagamento de multa.
A empresa não divulgou o percentual de ocorrência desse problema em sua área de concessão e orienta o consumidor a denunciar ligações clandestinas de energia elétrica pelo telefone 0800 032 0196, que é gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE