Em 18/05/2016 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Bar do Adilson oferece deliciosa comida de boteco e incentiva a cultura local

Tradicional em Cataguases, o bar é frequentado por artistas, músicos e também por aqueles que gostam apenas de uma excelente comida de boteco

O Bar do Adilson é o lugar ideal para saborear o tira gosto de sua preferência, tomar uma boa cervejinha e ouvir música de qualidade

O Bar do Adilson é o lugar ideal para saborear o tira gosto de sua preferência, tomar uma boa cervejinha e ouvir música de qualidade

Download
A boa e tradicional comida de boteco, em Cataguases, tem nome e tradição. É o Bar do Adilson, que agora está de volta ao seu endereço de origem, na esquina da Rua Alferes Henriques de Azevedo, logo ali atrás da Praça Santa Rita. Foi neste imóvel que o pai do atual proprietário, Adilson de Oliveira, hoje também professor de Filosofia, começou sua vida profissional, aos 11 anos de idade, quando o estabelecimento funcionava como Quitanda Cataguases. 

imageEm 1975, já como Bar do Adilson, o local passou a ser frequentado por pessoas que gostavam de música e tinham ligação com a vida cultural da cidade, revela Adilson (foto ao lado com sua esposa, Juliana). "Elas vinham para cá e com violão nas mãos, tocavam e cantavam à vontade e faziam aqui, invariavelmente, shows memoráveis", lembra. Ele completa contando que o bar acabou se tornando uma atração também no carnaval.

- Durante um dos bons carnavais de Cataguases o bar tornou-se o ponto de encontro preferido de um grande número de pessoas. Até surgiu um slogan que dizia assim: se o seu prazer é beber venha para o AA - Amigos do Adilson - fazendo uma referência ao bar", revelou Adilson, lembrando nomes como Aloísio Condé, Celeste Quirino, Elisa Nunes, Agenor Ladeira, Grupo Aero, entre outros, que marcaram a história do bar e tornaram seus clientes famosos.

imageAtualmente, quando o nome Bar do Adilson é falado vem à memória as delícias da culinária de boteco e também um espaço dedicado à música de qualidade. Nos últimos anos, por exemplo, o local vem promovendo o "Sarau do Bar do Adilson", um show mensal gratuito onde apresentam-se, em revezamento, os artistas da nova geração e também os já conhecidos da cidade e região, onde música e poesia, recitais, entre outras manifestações artísticas são sempre bem-vindas, explica o proprietário. 

Durante as apresentações, o público aproveita para saborear as delícias da cozinha. O cardápio oferece, diariamente, no mínimo quatro tipos de caldos de dar água na boca, asseguram os clientes. Além disso, há peixes como peroá, lambari, tilápia, bolinho de bacalhau e um camarão que Adilson afirma ser especial. Não falta também o filé com fritas, e, claro, um torresmo com mandioca irresistível. Tudo preparado pelo dono do bar que, garante, faz toda a diferença. 

Além desses tira-gostos, a cerveja está sempre gelada, o chope é tirado no ponto e com o colarinho na medida, aos domingos e feriados, Adilson prepara um prato especial para o almoço que pode ser uma galinha ao molho pardo, um frango com palmito, ou outra iguaria de fazer a pessoa não ter vontade de parar de comer. A casa, claro, fica sempre lotada. É, digamos, aquele ponto fora da curva, que faz toda a diferença. 

imageSegunda-feira é folga, o bar está fechado, mas Adilson convida sempre até dez clientes para irem até lá participarem do que chama de "segunda sem lei". Um encontro de amigos a portas fechadas, quando um deles vai cozinhar para os demais e juntos passam algumas horas agradáveis, ouvindo ou cantando uma boa música, bebendo aquela cervejinha gelada e saboreando um prato especialmente preparado para aquele momento.

Após onze anos longe do lugar em que começou, cresceu e sempre foi bem acolhido, o Bar do Adilson está feliz por retornar à origem, revela o proprietário. "Voltei no final de março e estou me sentindo realizado, depois de ter trabalhado com pizzaria por seis anos e ter ficado com o Bar lá no Edifício Rotary por outros cinco anos", conta. Adilson lembra ainda o carinho que recebe da vizinhança local. "Aqui os vizinhos sempre foram muito simpáticos com o bar e nos acolheram muito bem, sendo parceiros da gente e participam de nossos eventos, além de serem clientes, o que muito nos orgulha. Isto é o que importa", conclui.

Veja mais fotos na galeria abaixo.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Bar do Adilson, comida de boteco, tira gosto, cerveja, chope, Adilson, filosofia, Praça Santa Rita





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: