Em 15/05/2016 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

CAPS realiza semana de Luta Antimanicomial em Cataguases

O Caps preparou diversas atividades para comemorar o Dia de Luta Antimanicomial em Cataguases

O Caps preparou diversas atividades para comemorar o Dia de Luta Antimanicomial em Cataguases

Download
O Centro de Atenção Psicossocial de Cataguases (CAPS) vai promover do dia 16 a 20 de maio uma semana de atividades em comemoração ao Dia de Luta Antimanicomial, comemorado em todo país no dia 18. Com tema "Eles passarão, nós passarinho", o evento tem o objetivo de conscientizar toda população para a importância do tratamento dos portadores de transtornos mentais fora das clínicas psiquiátricas, garantindo a ressocialização e a total integração destes cidadãos, explicou a assistente social do CAPS, Tereza Cristina Salomão.

Segundo a programação do evento, na segunda-feira, 16, a partir das 9 horas, terá início o primeiro evento, a Oficina da Beleza no CAPS; na terça é dia de passeio de Trem da Alegria às 14 horas; na quarta-feira acontecerá na Praça Rui Barbosa, a partir das 9 horas, apresentação do Coral Casa dos Amigos e a apresentação dos produtos artesanais confeccionados nas oficinas culturais; quinta-feira os usuários do CAPS farão um passeio para participar de um Torneio de Futebol na Universidade Federal de Juiz de Fora; e finalmente na sexta-feira acontece no Centro de Atenção uma Oficina de Inclusão com os alunos da Escola Enedina Prata.

"O Dia da Luta Antimanicomial é voltado para a realização de mobilizações de conscientização da sociedade sobre a importância de defender um tratamento humanizado aos portadores de sofrimento mental", explicou Tereza. O tema "ELES PASSARÃO, NÓS PASSARINHO" foi inspirado no poeta Mário Quintana e traz uma leveza sobre a abordagem do problema além de fazer reflexão sobre a liberdade e os modelos de conduta que aprisionam as pessoas. 

O movimento antimanicomial atua em todo o Brasil desde os anos de 1980 pelo fim dos hospitais psiquiátricos e por mudanças no modelo assistencial na política de saúde mental no país. O 18 de maio foi o dia escolhido para manifestar contra a cultura dos manicômios, por causa do Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP), que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: Caps, manicômio, antimanicomial, saúde, semana, psicossocial





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: