Em 10/05/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A campanha de vacinação contra a gripe está sendo retomada nesta terça-feira, em todos os postos de saúde do município
Com 49,49% da meta alcançada, a Coordenadoria de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases anunciou o retorno nesta terça-feira, 10 de maio, da campanha de vacinação contra gripe H1N1, em todas as Unidades Básicas de Saúde, assim como na Policlínica Municipal. A 18ª Campanha contra a doença havia sido interrompida pela falta da vacina que é enviada pelo governo federal e repassada ao município pelo governo do estado.
A meta do município é vacinar 19.149 pessoas até o dia 20 de maio. Segundo Livia Machado Milane, Coordenadora de Epidemiologia, o foco da campanha é vacinar a população considerada de risco, ou seja, crianças de seis meses até cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, detentos e funcionários do sistema prisional. "Todas as pessoas que se encaixem nessas classificações poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para que a vacinação seja administrada", disse a coordenadora.
A vacinação é contra indicada a pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Além disso, quem não reagiu bem a doses anteriores também deve evitar a nova aplicação. Os sintomas da gripe H1N1 ou Influenza B tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa. Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe.
Autor: Samuel Pereira