Em 05/05/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Falta vacina contra gripe em alguns postos, reconhece Prefeitura de Cataguases

Nova remessa de vacinas está prevista para chegar ao município na sexta-feira, 6 de maio, segundo informa a GRS de Leopoldina

Entrega de vacina parceladamente ao município provocou a falta do medicamento avalia a Secretaria de Saúde

Entrega de vacina parceladamente ao município provocou a falta do medicamento avalia a Secretaria de Saúde

Download
Falta vacina contra a gripe em alguns postos de vacinação em Cataguases. A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases já reconheceu o problema e divulgou nota oficial a respeito nesta quarta-feira, 4 de maio. Diz o texto que aquele setor vem enfrentando dificuldade para "atender a demanda de distribuição da Vacina Influenza Trivalente, contra a gripe H1N1, necessária para contemplar os grupos prioritários, acarretando falta da vacina em alguns postos de saúde durante o período da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza". O texto é assinado por Sirlane Garcia Cardoso, Coordenadora de Imunização; Livia Machado Milane, Coordenadora de Epidemiologia e por Celso Ferreira Benjamim Filho, Secretário Municipal de Saúde.

O município pretende vacinar até o dia 20 de maio, data do término da campanha, 19.149 pessoas, informa a Nota. Nos três primeiros dias de mobilização que começou no sábado, 30 de abril, foram vacinadas 8.519 pessoas, o que equivale a 44,48% do público alvo, número considerado positivo pela Prefeitura, ainda conforme a Nota Oficial da Secretaria de Saúde de Cataguases. Sobre o fornecimento das vacinas aquele setor revela que estão sendo recebidas parceladamente e que assim que chegam são encaminhadas aos postos de saúde e salas de vacina. No final da tarde desta quarta-feira, a Gerência Regional de Saúde de Leopoldina informou que novos lotes de vacina chegarão na próxima sexta-feira, 6 de maio.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece também que o "fornecimento e distribuição da vacina são de responsabilidade do Ministério da Saúde, por se tratar de insumo estratégico". A entrega aos municípios, porém, diz a Nota, é "responsabilidade do Estado". Por fim, a Secretaria orienta a população a adotar hábitos simples para ajudar na redução da transmissão da gripe como lavar bem as maõs com água e sabão com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar - evitando assim cobrir a boca com as mãos; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados. (Foto: Kalon Moraes)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases

Tags: vacina, gripe, H1N1, postos de saúde, vacinação, campanha contra a gripe





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: