O Encontro de Educadores Carmelitas aconteceu neste fim de semana e abordou o tema diretoras e coordenadoras
Download
Diretoras e coordenadoras das escolas do Carmo participaram, no último fim de semana, dias 30 de abril e 1º de maio, do Encontro de Educadores Carmelitas, realizado no Colégio Carmo de Cataguases. O evento acontece anualmente e aborda um segmento distinto e em 2016, o escolhido foram as diretoras e coordenadoras, abrangendo trinta profissionais, conforme informou a direção daquela escola em Cataguases. O objetivo do evento, ainda conforme a mesma fonte, é a troca de experiências entre as educadoras.
Esteve presente, também, a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Dazir da Rocha Campos, juntamente com a palestrante convidada, Irmã Nieves, Carmelita Missionária que falou às educadoras sobre "Liderança a partir da espiritualidade carmelita". Irmã Nieves, 72 anos, nasceu na Espanha e vive há 27 anos no Brasil, atualmente em Betim, MG. Em suas missões, já morou em diversos países, tendo passado 11 anos no continente africano. Além de sua experiência, destacou, como exemplo de vida, a história de Santa Teresa de Jesus (1515 - 1582), natural de Ávila, na Espanha. "Santa Teresa de Jesus foi uma reformadora da Ordem do Carmo", contou. "Nós somos uma força nova. Somos o renascer de uma força nova. Como educadores, devemos ser reformadores como Santa Teresa de Jesus", afirmou Irmã Nieves.
Na tarde de sábado, a convidada foi a psicóloga Maria Cecília Junqueira Reis de Mattos. Sua palestra teve como tema os "Transtornos escolares: dificuldades emocionais e comportamentais". Cecília mostrou como é importante a parceria entre a família e a escola na prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos emocionais e comportamentais dos estudantes. "A educação deve ajudar o homem desde a sua infância, não somente a interagir com os objetos e regras do meio, mas principalmente a lidar consigo mesmo", afirmou.
Estiveram presentes, no Encontro, as gestoras dos colégios Carmo de Viçosa, Juiz de Fora, Teresópolis, Rio de Janeiro e Cataguases. Além da troca de experiências entre as coordenadoras e diretoras e das palestras (que aconteceram no Espaço Cultural Madre Josefina, no Educandário Dom Silvério), o grupo conheceu o Memorial Carmelitas da Divina Providência, museu que guarda a história desta congregação, também localizado no Educandário Dom Silvério. (Fotos: Colégio Carmo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE