Maurício Rufino fez o discurso mais aguardado da noite quando anunciou sua desfiliação do PT e filiação ao PROS
Download
A última sessão ordinária de cada mês na Câmara Municipal é dedicada à entrega de Moções de Congratulação, o que ocorreu nesta terça-feira, 26 de abril, e foi o momento de confraternização da reunião. Também marcaram a noite os pronunciamentos dos vereadores Fernando Pacheco, sobre a festa na Escola Municipal realizada no distrito de Sereno, e Maurício Rufino, anunciando seu desligamento do Partido dos Trabalhadores, bem como o da professora municipal Micaela Graciolli, pedindo atenção dos vereadores para a Escola do bairro Ana Carrara. A sessão não teve projetos de lei na pauta.
Após a entrega das Moções de Congratulação, a pedido de José Carlos da Silva, um dos homenageados da noite, a professora Micaela Graciolli fez uso da palavra para contar um pouco sobre a história do bairro Ana Carrara e da Escola Municipal Maria José Peloso. Apresentando no telão fotos dele cuidando da horta comunitária daquela unidade de ensino, a educadora reivindicou maior atenção por parte dos vereadores para com o bairro Ana Carrara, citando suas dificuldades e, em especial, pediu para que se pudessem cobrar do Poder Executivo ações em benefício do bairro, como o recapeamento da Rua José Custódio Araújo, que segundo ela "o asfalto acabou e a rua encontra-se toda esburacada".
Fernando Pacheco foi o primeiro vereador a fazer uso do grande expediente e elogiou o evento realizado no domingo, 24 de abril, no distrito de Sereno, para angariar recursos para a reforma da Escola Municipal Astolpho de Rezende. Em seguida, aprovou a atitude do colega, Luiz Carlos Russo, de articular com o deputado estadual Celinho do Sinttrocel a aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei 1.111 que autorizou o Governo do Estado a doar o antigo Pronto-Socorro ao município de Cataguases, na terça-feira (19). Com esta aprovação, lembrou aquele vereador, será possível a instalação de um centro voltado ao atendimento de pacientes em tratamento de câncer em parceria com Instituto Oncológico de Juiz de Fora.
O pronunciamento mais aguardado da noite foi o do vereador Maurício Rufino que usou a tribuna para anunciar a sua saída do Partido dos Trabalhadores e seu ingresso no Partido Republicano da Ordem Social – PROS, como já havia sido anunciado aqui no Site do Marcelo Lopes. Maurício, que sempre afirmou exercer um mandato transparente e participativo explicou que a situação do PT em Cataguases nunca o inspirou a fazer a defesa do Partido ou expressar aquilo que sentia antes de militar na política institucional. Ele também revelou que marchará nestas eleições junto com o pré-candidato a prefeito Antônio Lage (PRB), .
"Em que pese a admiração que sustento pela agremiação petista, no âmbito municipal especialmente, senti necessidade de um espaço mais amplo para colocar em prática meus entendimentos sobre política e gestão pública", disse. Maurício ressaltou que sua saída nada tem a ver com a crise política, e ainda analisou o momento vivido pelo PT, que segundo ele necessita de renovação dos quadros de liderança como parte do ciclo natural da política. Antes de encerrar, agradeceu aos colegas de vereança e a receptividade que encontrou no diretório estadual do PROS, por parte do deputado Eros Biondini.
Receberam Moções de Congratulação na sessão os munícipes: Marcos Ribeiro Pinto, Sebastião Alves Sobrinho, Chapa 1 - Chapa 1 – SINSERPU, Vereador Antônio Batista Pereira, Júlio Gomes Ribeiro, Vitorina Silva Dias, José Carlos da Silva, Manoel Joaquim Goulart Valadares; Escola de Samba Dragões da Vila Reis, Edélcio Luiz Titoneli, Marco Celio da Silva Medina, Maria Aparecida da Silva Barbosa, Rosangela Lacerda Moreira, Adão Francisco Modesto da Silva, Antônio José de Oliveira, Denis Oliveira Silva e Flávio Junior. (Fotos: Samuel Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE