O vereador Maurício Rufino vai anunciar seu desligamento do PT e sua filiação ao PROS nesta terça-feira, na Câmara Municipal
Download
O vereador Maurício Rufino vai anunciar amanhã, terça-feira, 26 de abril, da Tribuna da Câmara Municipal, sua desfiliação oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) e sua filiação ao PROS - Partido Republicano da Ordem Social. Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, ele adiantou outros passos de sua carreira política como seu apoio à pré-candidatura a prefeito do empresário Antônio Lage, além de revelar que não será candidato a vereador nestas eleições, mas que vai apoiar o amigo de infância, Hercyl Neto, a conquistar uma cadeira no Legislativo Municipal.
A decisão de deixar o PT, legenda que o abrigou em 2010 e com a qual ele diz ter muita simpatia, nasceu, segundo ele, "da necessidade da gente criar um espaço político que fosse menos burocrático e tivesse uma abordagem mais simplificada, especialmente para as pessoas mais novas", disse. Em sua avaliação "o jovem não gosta, de um modo geral, dessa roupagem muito formal que os partidos possuem. Estava muito difícil chamar a juventude para participar da política com os ambientes que a gente já tem formado aqui no município. O PT de Cataguases tem gente nova, mas são pessoas que defendem a mesma postura e atuam da mesma maneira como os petistas da direção anterior. E eu respeito essa direção, mas não consegui me encaixar à ela", completou.
Maurício também fez questão de separar a sua saída do PT com os problemas que o Partido enfrenta nacionalmente. "Não tem nada a ver uma coisa com a outra", destaca o vereador. "Minha admiração pelo Partido dos Trabalhadores, por toda a luta pela igualdade, pela justiça social, todo reconhecimento que eu tenho, permanece. Se eu fosse olhar somente para o cenário nacional eu até que gostaria de continuar no PT, porque hoje existe a ideia de reconstrução do Partido, que acho, faz parte de um ciclo natural da política... Mas dado a este contexto no município, o grupo ao qual eu faço parte achou que seria melhor eu começar uma nova história do zero", contou.
O vereador revela que sondou dois partidos para se filiar: o Rede Sustentabilidade e o PROS. O primeiro, disse, não frutificou por motivos variados e o segundo, cujos ideais cristãos "até nos aproximam mais", afirma, acabou viabilizando a criação de uma Comissão Provisória aqui em Cataguases na qual Maurício Rufino é vice-presidente e o primeiro vereador daquele Partido. Neste sentido, Maurício diz que os ideais não mudam e seu trabalho na Câmara vai continuar o mesmo. "O que eu pretendo é fazer um final de mandato mais intenso do que foi minha atuação nos anos anteriores para deixar uma impressão de que nem todo mundo participa da política pensando em se eternizar nela, ou pensando em tirar o benefício próprio", disse.
Maurício Rufino explicou também o motivo pelo qual decidiu não tentar a reeleição. "Primeiro por acreditar ser um instituto que prejudica a política do Brasil. Muitos mandatários mudam sua forma de agir, começam a se adaptar ou a jogar as regras do jogo, que nem sempre são lícitas para ficar mais tempo no poder. Quando entrei na Política - continua - até cogitei ficar mais tempo, mas comecei a perceber que eu mesmo ia ter que jogar um jogo que não queria, estava começando a incomodar minha consciência. Então passei a me preocupar em fazer um mandato muito bem feito, sem me comprometer moralmente com ninguém, fechar esse ciclo e iniciar outro ciclo social. Vou terminar este mandato apoiando um candidato a vereador, que será o Hercyl Neto, meu amigo de infância e que me estimula a fazer política", completa.
E nesta eleição municipal que se aproxima, Maurício Rufino estará, assim como seu partido já anunciou, vai apoiar o empresário Antônio Lage a prefeito. "É uma decisão muito firme e com ele tive uma identificação muito boa e natural. O Lage é uma pessoa direta, fácil de lidar e permite ser perguntado, ser cobrado e isso estava fazendo muita falta no cenário político municipal. Ele também é uma pessoa muito transparente, muito claro em suas posições e tem uma trajetória empresarial muito boa, sólida. Ele pode levar toda essa experiência para a administração e, principalmente, vai trazer propostas muito boas e viáveis para Cataguases, eu tenho certeza", finaliza Maurício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE