O painel "As Fiandeiras", instalado na Praça José Inácio Peixoto, na Vila Tereza, é um dos símbolos culturais de Cataguases
Download
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG - vai realizar no próximo dia 2 de maio, um encontro para discussão do Projeto de Lei 2.805/2015, que estabelece o Plano Estadual de Cultura em Minas Gerais, com diretrizes, metas e estratégias para a política de cultura do estado nos próximos dez anos. O evento será no Centro Cultural Humberto Mauro, de 8h às 18h e tem entrada franca.
O objetivo é buscar, junto aos diversos segmentos da sociedade e às entidades representativas da sociedade civil e dos setores público e privado, subsídios para a discussão e formulação do Plano de Cultura do Estado, em andamento na ALMG. Estarão presentes um representante regional do Ministério da Cultura, outro da Secretaria de Estado de Cultura e também do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais. A mesa de abertura contará com a presença do prefeito Cesinha Samor e do Secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira (foto).
Cataguases já elaborou o seu Plano Municipal de Cultura e, desta forma, sua participação no âmbito estadual deverá ser muito importante. "Como sabemos, o objetivo do governo é transformar a cultura em política de estado e para tanto precisa envolver os três entes federados para que a engrenagem rode perfeitamente", explica o Zeca Junqueira.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está inserindo todas as etapas de elaboração do Plano de Cultura de Cataguases na plataforma do Ministério da Cultura. "Isso já havia sido iniciado, mas tivemos que refazer, como vários municípios, pois a plataforma apresentou problemas e teve que ser revista pelo Minc. Essa inserção de dados é essencial para que possamos ser beneficiados com verba específica do governo federal, principalmente com transferências diretas, fundo a fundo, como está previsto na lei de criação do Sistema Nacional de Cultura", explicou o secretário. (Foto: Márcia Poppe)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE