A campanha de vacinação em Cataguases está marcada para o dia 30 de abril, confirmou o Secretário Municipal de Saúde, Celso Benjamin
Download
O Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Celso Benjamim Filho, confirmou na tarde desta sexta-feira, 22 de abril, ao Site do Marcelo Lopes, o início da Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1 para o próximo dia 30, seguindo, portanto, o calendário oficial do Ministério da Saúde.
Em Cataguases os locais de vacinação serão a Policlínica Municipal e os postos de saúde dotados de salas de vacinação, revelou o secretário (foto abaixo), que estarão abertos a partir das 7 horas da manhã. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% da população considerada de risco, ou seja, crianças de seis meses até cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, detentos e funcionários do sistema prisional.
O objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pelo influenza, o vírus causador da gripe. A vacinação é contra indicada a pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Além disso, quem não reagiu bem a doses anteriores também deve evitar a nova aplicação.
Os sintomas da gripe H1N1 ou Influenza B tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.
Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe. (Foto principal: reprodução da internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE