As duas apresentações de estreia do Projeto na Escola Enedina Prata encantaram os alunos
Download
Os 113 alunos do 1ª ao 5º ano da Escola Municipal Enedina Prata, no bairro Paraíso, em Cataguases, assistiram à pré-estréia do Projeto Cooperarte, realizado pelo Sicoob Coopemata, com apresentação de duas peças teatrais com temas voltados ao cooperativismo, planejamento e organização através de metas. As apresentações aconteceram na quadra esportiva da escola nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira, 6 de abril, pelo grupo de atores Girarte, que é de Cataguases e tem um importante trabalho realizado na cidade e região.
Para a supervisora escolar, Rosemery Prata, a iniciativa foi bem-vinda e contribui muito para a vida escolar. "Esses temas são muito importantes para a integração geral de alunos com professores, até dos alunos uns com os outros. É um ajudando ao outro, de forma organizada, para aprender e crescer", avaliou após as duas apresentações.
O Projeto Cooperarte é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicoob Coopemata que tem por objetivo disseminar conhecimento e informação sobre educação cooperativa e financeira para crianças e jovens através da arte cênica, explica Gleice Morais. Além disso, busca fomentar a educação cooperativa e o desenvolvimento de práticas financeiras responsáveis e conscientes por meio das artes cênicas, levando informação e diversão para escolas municipais (públicas e privadas) das cidades onde o Sicoob Coopemata possui Postos de Atendimento.
"Queremos sensibilizar crianças e jovens para os benefícios da prática da cooperação. Permitir aos participantes refletirem sobre ações cotidianas de (re) educação financeira, principalmente no âmbito do orçamento familiar; Difundir os princípios e valores cooperativistas e oportunizar momentos de lazer e diversão aos participantes", explicou ela.
"A hora do bolo crescer", foi a primeira peça encenada no período da manhã, conta a história de cinco crianças que se divertem na hora do recreio reproduzindo cenas cotidianas da vida adulta. A brincadeira vira festa quando resolvem contribuir com boas ideias para que Das Mercês consiga vender mais bolos. Cada um contribui ao seu modo, de acordo com suas competências e habilidades, para a fabricação e venda dos bolos. Hulck se recusa a participar, não vê vantagens no trabalho coletivo. No final todos que trabalharam coletivamente para o resultado foram beneficiados, exceto Hulck, que ao perceber as vantagens do trabalho em equipe ficou arrependido por não ter participado da "brincadeira".
A segunda apresentação, "Pequenos conselhos, Grandes negócios", conta a rotina de duas irmãs muito amigas, mas que pensam e agem de maneira muito diferente. Ambas estão prestes a se casar e recebem uma carta de seus avós com aquilo de melhor que eles poderiam deixar para as netas (no caso o "conselho mágico" para atingir os sonhos). Cada uma dá um tratamento diferente a esta carta e os resultados são contrastados ao longo da trama. Laurinda tem um perfil de gastadeira e valoriza as coisas supérfluas da vida, já Semíramis é mais controlada e busca realizar seus sonhos por meio de atitudes mais planejadas.
As escolas interessadas em receber apresentações do Projeto Cooperarte podem entrar em contato com o Sicoob Coopemata, com a Analista de Desenvolvimento Cooperativista, Gleice Morais. Não há custos para as escolas, mas as interessadas precisam dispor de local adequado para abrigar os alunos que vão assistir à peça, como por exemplo uma quadra poliesportiva coberta. Será disponibilizada somente uma peça teatral para cada escola, acrescentou Gleice. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3421-4313 ou pelo e-mail
[email protected].
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE