O programa funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas
Download
O Gota de Leite é um dos serviços prestados no Polo de Saúde Agostinho Pestana. Inaugurado em setembro de 2015, sendo um braço do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, o programa tornou-se neste período de suma importância na vida de 145 recém-nascidos de Leopoldina e região, cujas mães por algum motivo não puderam amamentar.
"Quando montamos o Gota de Leite pensamos nele como uma estratégia para combater a mortalidade infantil de Leopoldina, não imaginávamos que ele iria se tornar primordial pra mais de 40 cidades, inclusive Juiz de Fora", esclarece Lúcia Gama, Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina.
O leite materno possui 150 substâncias diferentes e vem com todas as vitaminas e proteínas necessárias para que a criança não fique doente, protegendo-a contra infecções, diarreias e alergias e há evidências de que evita a obesidade, diabetes e hipertensão arterial ao longo da vida.
"O volume de doações surpreendeu a todos nós. Foram 634 potes de leite para serem pasteurizados no Banco de Juiz de Fora. Além do leite, são atendidas mães com intercorrências mamárias e com dúvidas sobre amamentação. O povo de Leopoldina é muito generoso, doa com prazer", relata Natália Bedim, biomédica à frente do Gota de Leite.
A médica Bernadete Monteiro Oliveira, coordenadora do Banco de Leite de Juiz de Fora, ressalta que Leopoldina tem um dos postos de coleta mais bem estruturados que conhece e uma equipe impecável. "Sabíamos que daria certo, mas ultrapassou nossa expectativa. Fico pensando no que teria sido dos recém-nascidos sem Leopoldina. Nosso Banco estava com o estoque baixíssimo. Fomos salvos pela grande captação de leite de Leopoldina", revelou. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina - O Vigilante Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE