Andreia fez a abertura do evento que também homenageou as mulheres empreendedoras
Download
O SEBRAE-MG - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - de Cataguases promoveu na manhã desta quinta-feira, 17 de março, o evento "O SEBRAE acredita na força das mulheres empreendedoras". A iniciativa contou com a palestra "Tendências e desafios para o varejo para os próximos cinco anos", que foi ministrada pela analista técnica em comércio e serviços, Débora de Andrade Souza, e foi acompanhado de um café da manhã para empresárias participantes.
O evento teve como objetivo incentivar o empreendedorismo entre as mulheres e fortalecer as vendas no comércio que tem à frente um grande público feminino, comentou a técnica do Sebrae em Cataguases, Andreia Luíza de Castro Antunes. "Foi também uma forma de homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher comemorado no último dia 8 de março", lembrou. A iniciativa contou com o apoio do Sindicato das Indústrias, Associação Comercial e Industrial de Cataguases e Câmara e Dirigentes Lojistas de Cataguases.
A palestrante Débora Souza (foto) destacou as mudanças ocorridas na forma de se fazer negócios. "Durante muitos anos as pessoas não precisavam fazer muito esforço para efetivar uma venda, porque o varejo estava aquecido, então os clientes chegavam até a loja dispostas a comprar. Hoje percebemos questões ligadas à sustentabilidade, para o consumo consciente e uma mudança de postura do empresário, que busca novas formas para vender seu produto, e o cliente que quer uma loja mais atrativa", revelou. Segundo ela, a dedicação ao negócio e o cuidado com os detalhes são aspectos que criam diferenciais na hora de fechar um negócio. E nesses quesitos, para Débora "a mulher tenta adequar-se mais, ouvir mais, e então ela consegue entender melhor as necessidades do consumidor".
Durante o evento foram apresentadas ainda algumas novas tendências de varejo, e as participantes apresentaram casos de sucesso e experiência de mercado. "Essa troca de experiências é importante para o enriquecimento enquanto empreendedoras e amplia os horizontes, além de mostrar que o mercado é uma grande escola", completou Andreia que elogiou a participação das empresárias. "Se mostraram dedicadas e interessadas em seus negócios e no crescimento profissional", analisou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE