Um dos bancos em pior estado de conservação da praça, e atrás dele área que um dia foi gramada com uma lixeira velha
Download
Basta um olhar um pouco mais atento de quem passa pelo local para constatar a realidade da Praça Chácara Dona Catarina, que fica no centro da cidade, e que até pouco tempo era cenário para fotos de casamento, um lugar atraente e que arrancava elogios de todos. Foi - sem dúvida - um dos belos cartões postais de Cataguases. Hoje, sem receber a manutenção adequada por parte da administração municipal, a sensação que se tem é de que está abandonada à propria sorte. À noite, especialmente, por causa da escuridão que toma conta do local, é comum ver transitando pela área usuários de drogas e traficantes e são registradas ações de marginais colocando em risco a segurança das poucas pessoas que ainda se arriscam a passar pela Praça. Até o ponto de ônibus ali existente, um dos mais movimentados durante o dia, quando escurece, fica praticamente vazio.
A Praça Chácara Dona Catarina abriga em seu único prédio, a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mas, curiosamente, não há ali nenhuma menção de que a instituição funcione no local, pois não existe placa indicativa neste sentido. Além disso, o vagão de trem que está instalado na lateral da praça e já funcionou como centro de informações turísticas sobre Cataguases e também como ponto de apoio da Polícia Militar, está sem uso e em estado precário de conservação.
A realidade que se revela em toda área da Praça são quase todos os bancos semidestruídos, o piso em pedra portuguesa arrancado em alguns lugares, as lâmpadas dos postes quase todas queimadas, a grama dos jardins praticamente não existe mais e a que resiste mistura-se ao mato. O pequeno lago com uma pontezinha que outrora foi um atrativo a mais do local, hoje abriga água parada como indicativo de criadouro do mosquito da dengue, e o parquinho infantil está velho, faltando brinquedo, parecendo abandonado, o mesmo acontecendo com o mural em homenagem aos artistas contemporâneos da cidade, pintado na parede aos fundos do referido playground, em estado avançado de deterioração. Nem a escultura "Violeta", toda em bronze, da artista Sônia Ebling, situada em local estratégico na Praça, escapou da ação dos vândalos: está com pequenas pixações chulas nos pés.
O Secretário Municipal de Cultura Zeca Junqueira (foto abaixo) disse estar ciente dos problemas da praça e que vem tomando providências. "A Praça Chácara Dona Catarina precisa de uma reforma global. O prefeito Cesinha está sabendo desta necessidade, mas o problema hoje é a falta de recursos pelas prefeituras", contou o secretário. Mesmo assim ele revela o que a administração está fazendo neste sentido: "Semana passada conversamos sobre o assunto com o secretário de obras, Alberico Dutra de Siqueira, e ele ficou de fazer um projeto de reforma de todo aquele espaço", disse. Zeca informou desconhecer uma data para a apresentação deste projeto ao prefeito.
Sobre a iluminação da Praça e o péssimo estado do mural, o Secretário de Cultura contou que levou técnicos da Energisa até o local para analisar o motivo pelo qual as lâmpadas que são colocadas queimam rapidamente. Segundo disse, "nos informaram que a causa provável seria infiltração de água nos postes". As fotos feitas pela reportagem, porém, mostram lâmpadas tortas nos bocais, fiação à mostra e vidro de proteção soltos insinuando atos de vandalismo. Quanto ao mural, Zeca Junqueira, revelou que está negociando com os artistas plásticos Altamir e Silva Costa a sua recuperação. "Isso deverá acontecer nos próximos dias", assegurou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE