Em 16/03/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Praça Chácara Dona Catarina pede socorro

Sem receber manutenção que um espaço como aquele necessita, aliado à ação de vândalos, a Praça Chácara Dona Catarina - há muito - deixou de ser um dos cartões postais da cidade

Um dos bancos em pior estado de conservação da praça, e atrás dele área que um dia foi gramada com uma lixeira velha

Um dos bancos em pior estado de conservação da praça, e atrás dele área que um dia foi gramada com uma lixeira velha

Download
Basta um olhar um pouco mais atento de quem passa pelo local para constatar a realidade da Praça Chácara Dona Catarina, que fica no centro da cidade, e que até pouco tempo era cenário para fotos de casamento, um lugar atraente e que arrancava elogios de todos. Foi - sem dúvida - um dos belos cartões postais de Cataguases. Hoje, sem receber a manutenção adequada por parte da administração municipal, a sensação que se tem é de que está abandonada à propria sorte. À noite, especialmente, por causa da escuridão que toma conta do local, é comum ver transitando pela área usuários de drogas e traficantes e são registradas ações de marginais colocando em risco a segurança das poucas pessoas que ainda se arriscam a passar pela Praça. Até o ponto de ônibus ali existente, um dos mais movimentados durante o dia, quando escurece, fica praticamente vazio.

A Praça Chácara Dona Catarina abriga em seu único prédio, a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mas, curiosamente, não há ali nenhuma menção de que a instituição funcione no local, pois não existe placa indicativa neste sentido. Além disso, o vagão de trem que está instalado na lateral da praça e já funcionou como centro de informações turísticas sobre Cataguases e também como ponto de apoio da Polícia Militar, está sem uso e em estado precário de conservação.

imageA realidade que se revela em toda área da Praça são quase todos os bancos semidestruídos, o piso em pedra portuguesa arrancado em alguns lugares, as lâmpadas dos postes quase todas queimadas, a grama dos jardins praticamente não existe mais e a que resiste mistura-se ao mato. O pequeno lago com uma pontezinha que outrora foi um atrativo a mais do local, hoje abriga água parada como indicativo de criadouro do mosquito da dengue, e o parquinho infantil está velho, faltando brinquedo, parecendo abandonado, o mesmo acontecendo com o mural em homenagem aos artistas contemporâneos da cidade, pintado na parede aos fundos do referido playground, em estado avançado de deterioração. Nem a escultura "Violeta", toda em bronze, da artista Sônia Ebling, situada em local estratégico na Praça, escapou da ação dos vândalos: está com pequenas pixações chulas nos pés.

O Secretário Municipal de Cultura Zeca Junqueira (foto abaixo) disse estar ciente dos problemas da praça e que vem tomando providências. "A Praça Chácara Dona Catarina precisa de uma reforma global. O prefeito Cesinha está sabendo desta necessidade, mas o problema hoje é a falta de recursos pelas prefeituras", contou o secretário. Mesmo assim ele revela o que a administração está fazendo neste sentido: "Semana passada conversamos sobre o assunto com o secretário de obras, Alberico Dutra de Siqueira, e ele ficou de fazer um projeto de reforma de todo aquele espaço", disse. Zeca informou desconhecer uma data para a apresentação deste projeto ao prefeito.

imageSobre a iluminação da Praça e o péssimo estado do mural, o Secretário de Cultura contou que levou técnicos da Energisa até o local para analisar o motivo pelo qual as lâmpadas que são colocadas queimam rapidamente. Segundo disse, "nos informaram que a causa provável seria infiltração de água nos postes". As fotos feitas pela reportagem, porém, mostram lâmpadas tortas nos bocais, fiação à mostra e vidro de proteção soltos insinuando atos de vandalismo. Quanto ao mural, Zeca Junqueira, revelou que está negociando com os artistas plásticos Altamir e Silva Costa a sua recuperação. "Isso deverá acontecer nos próximos dias", assegurou. 

Para finalizar, sobre o parquinho e o vagão, Zeca retornou ao início da conversa; "Estamos fazendo um levantamento de custo de toda a reforma na Praça para depois ver como faremos a obra. Como já disse anteriormente, o momento é muito difícil para as prefeituras que estão recebendo a cada mês menos recursos. Mas o prefeito Cesinha está ciente da necessidade de reformar este cartão postal de nossa cidade porque a Chácara Dona Catarina é linda", concluiu o Secretário de Cultura e Turismo de Cataguases.

Veja as fotos da Praça Chácara Dona Catarina abaixo.

image

image


image


image


image


image


image

image

image

image

image


image


image

image





CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Dona Catarina, Praça, Chácara, Prefeitura, Zeca Junqueira, Cultura, reforma





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: