A competição mobilizou os atletas do Clube do Remo que iniciaram o calendário de competições de 2016
Download
Dizem que mar calmo não faz bom marinheiro. Mas neste domingo, 13 de março, 27 atletas da equipe de natação do Clube do Remo enfrentaram exatamente o contrário. O mar revolto exigiu que todos os seus integrantes revelassem a boa preparação técnica durante a primeira etapa do Circuito Light Rei e Rainha do Mar. Do Leblon ao Arpoador, no Rio de Janeiro, percurso da prova, mais uma vez a equipe voltou com o primeiro lugar no Beach Biathlon, categoria 50 a 55 anos, com a participação da nadadora e corredora Francisca Ribeiro (foto abaixo), que fez o tempo de 32 minutos.
Cerca de 3.500 atletas, entre amadores e profissionais, participaram da competição, segundo informou o site do circuito. O evento reúne competições de natação com provas de percursos de 1km, 2km, e 3,5km; corrida com percurso de 2km ou 4km; o biathlon formado por 2km de corrida na areia e 1km de natação; e stand-up paddle, variação do surf que faz uso de remos para impulsionar o deslocamento com trajeto de 2km, 4km e 8km de remada no mar.
"Eu me considero uma heroína, a medalha que ganhei foi merecida. Completei a prova toda, consegui chegar até o final, mas confesso que no meio do caminho me deu vontade de levantar a mão e pedir socorro", contou a diretora do Clube, Adriane Leal, narrando as dificuldades enfrentadas ao nadar com o mar batido. "Tinha hora que você nadava, dava uma braçada e caia numa vala, porque o mar estava assim (fazendo gesto em sinal de turbilhão das ondas), cheguei esgotada no final e depois ainda corri dois quilômetros praticamente arrastada", completou.
Devido à força da arrebentação das ondas, diversos atletas não suportaram a prova e tiveram que receber atendimento médico. "Eu tiro o chapéu para quem enfrentou e para quem venceu. O centro médico estava cheio. Saí de lá com os lábios roxos de tanto que passei mal", contou Marilu Vicentini, narrando as dificuldades enfrentadas por ela em alto mar.
Com a participação no "Rei e Rainha do Mar", a equipe treinada pelos professores Josias Toledo e Leonardo Marinato deu início ao calendário de atividades que também compreende a Copa Minas de Natação (CMN) e o Meeting de Natação, prova voltada a atletas acima de 20 anos de idade. "Este fim de semana acontecerão as primeiras etapas da CMN e do Meeting, as provas serão realizadas na Universidade Federal de Juiz de Fora", informou Leonardo. A próxima etapa do "Rei e Rainha do Mar" ainda não tem data marcada. (Fotos: Facebook dos atletas)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE