Em 29/02/2016 às 12h01 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa a funcionar o Centro de Referência em Dengue

Iniciativa está realizando procedimentos de hidratação intravenosa em pacientes já diagnosticados com dengue em Cataguases

A Unidade de Referência em Dengue em Cataguases funciona em frente ao Hospital de Cataguases

A Unidade de Referência em Dengue em Cataguases funciona em frente ao Hospital de Cataguases

Download
Com 931 notificações de possíveis casos de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases abriu, na manhã desta segunda-feira, 29 de fevereiro, a Unidade de Referência em Dengue.  Localizada no espaço onde funcionou o Pronto-Socorro Municipal começou a realizar os procedimentos de hidratação intravenosa em pacientes já diagnosticados pelas dezenove Unidades Básicas de Saúde do município. 

image"O paciente é atendido nas Unidades Básicas de Saúde  - UBS (Postos de Saúde ) onde é diagnosticada a doença seguindo as normas do Protocolo de Manchester, por cores", explica o médico Joseph Freire. Segundo revela, "o paciente diagnosticado na cor azul é orientado a usar remédios e fazer hidratação oral em sua própria casa com supervisão da UBS. Os casos na cor verde, dependendo da gravidade e sintomas que apresentam, são orientados a se dirigirem para a Unidade de Referência onde vão receber a hidratação venosa", completou o médico que é coordenador da Secretaria de Saúde. Ele acrescentou que "os casos diagnosticados na cor amarela, "os pacientes serão encaminhados para internação no Hospital de Cataguases". As pessoas que procurarem o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases para fazer o primeiro atendimento com suspeita da doença também serão classificadas da mesma forma, acrescentou Joseph. 

A Diretora Administrativa da Secretaria de Saúde, Thatiane Borges de Oliveira Lemos, informou também que o funcionamento da Unidade de Referência em Dengue será diário, das 8h às 18h, com a capacidade para 150 atendimentos por dia. "Inicialmente estamos disponibilizando dez leitos adultos e quatro infantis. Além de dois consultórios médicos, recepção aos pacientes e equipe composta por um médico plantonista, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e uma recepcionista", completou.  O objetivo desta iniciativa, segundo Thatiane, é reduzir a demanda através da Urgência e Emergência do Pronto-Socorro e garantir manejo clínico de dengue adequado aos pacientes. 

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: dengue, sala de hidratação, secretaria de saúde, notificações





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: