Em 23/02/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Setor de combate a Aids no município comemora sucesso na campanha durante o Carnaval

Tairises fez um balanço positivo das ações de combate a Aids no Carnaval deste ano

Tairises fez um balanço positivo das ações de combate a Aids no Carnaval deste ano

Download
A Coordenadoria de Combate às DSTs, Aids e Hepatites Virais de Cataguases emitiu um relatório das atividades desenvolvidas pelo setor durante o Carnaval de 2016, que compreendeu o período de 3 a 9 de fevereiro. O município tem cadastrados 191 casos notificados, e destes 131 pacientes se encontram em acompanhamento médico e medicamentoso.

Segundo o relatório confeccionado pela coordenadora Tairises da Silva Roque, para distribuição dos insumos de prevenção e sensibilização geral da população foi montado um Serviço Assistencial Itinerante na Avenida Astolfo Dutra, com a presença de quatro profissionais especializados, sendo uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um assistente social e um motorista durante o período das 20h às 0h. 

Foram confeccionados e distribuídos nas Escolas de Samba, blocos e para a população em geral 1900 kits preventivos e informativos sobre estas doenças. Cerca de 3800 camisinhas masculinas, 300 camisinhas femininas, 1600 unidades de gel lubrificante, folders educativos e brindes também foram distribuídos gratuitamente às pessoas que estiveram na Avenida durante os dias de desfile, informou Tairises.
 
Para contribuir com a campanha foi criado no site de relacionamentos e mídia social, Facebook, o evento "Vai lá e Paah! Mas com Camisinha Tah!", disponibilizando para compartilhamento em massa peças alusivas ao uso consciente do preservativo. O trabalho de prevenção e divulgação contou ainda com a colaboração do programa "Revista do Rádio", apresentado pelo locutor Jorge Fábio na Rádio Cataguases AM, no dia 2 de fevereiro, além de matéria publicada por este site no dia 4 de fevereiro, revelou, Tairises detalhando a divulgação da campanha de conscientização contra a Aids e Hepatites Virais.

imageO Ministério da Saúde provê todas as necessidades da terapêutica dos pacientes, incluindo a provisão de medicamentos para infecções oportunistas, exames e outros insumos, lembra Tairises, comentando o crescimento do número de portadores do vírus HIV em Cataguases. "Para reduzir os casos em Cataguases, a Secretaria de Saúde, juntamente com o Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais desenvolve quatro campanhas temáticas durante o ano. A primeira no Carnaval, depois no Dia Internacional da Mulher, a terceira no Dia dos Namorados e a quarta no Dia Mundial de Combate a AIDS", revelou a coordenadora.

Para este ano Tairises revela as metas para o setor: "Alcançar um maior número da população geral, mulheres em idade reprodutiva, idosos e jovens para receber insumos de prevenção; Sensibilizar, através do diálogo aberto, sobre sexualidade, gravidez indesejada, DST/HIV/AIDS, o uso de preservativo masculino e feminino; Envolver ativamente o maior número de pessoas possível no evento criado em rede social para promover campanha em massa e participar, fornecendo orientações por meio de mídia eletrônica - "rádio" - sobre métodos preventivos, diagnóstico de HIV e DST, formas de contágio e índices epidemiológicos", completou. (Fotos: Samuel Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: Aids, Saúde, Hepatite, secretaria, Tairises





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: