Em 22/02/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Inaugurado em Cataguases, IF Sudeste não tem curso técnico presencial

Escola foi inaugurada mas recebeu apenas os cursos do polo E-Tec EAD que funcionavam na Escola Municipal Carmelita Guimarães

Apesar de inaugurado, IF Sudeste de Cataguases não tem um curso técnico presencial para formar seus estudantes

Apesar de inaugurado, IF Sudeste de Cataguases não tem um curso técnico presencial para formar seus estudantes

Download
Demorou muito, mas Cataguases ganhou, finalmente, uma escola técnica de referência: o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, foi inaugurado na manhã deste domingo, 21 de fevereiro, no auditório do Colégio Cataguases, com todas as honras que merece. A alegria só não está completa porque a instituição não vai ter cursos como normalmente acontece nestas ocasiões. Inicialmente, de acordo com a Prefeitura de Cataguases e o próprio o IF Sudeste, o Campus Avançado de Cataguases vai funcionar somente como Polo E-Tec EAD. Aquele que até ano passado funcionava na Escola Municipal Carmelita Guimarães, na Vila Reis. 

Mesmo assim, a solenidade da manhã deste domingo teve aula inaugural dos cursos técnicos à distância de Segurança do Trabalho e Administração, os disponibilizados pelo Polo E-Tec EAD. O Campus Avançado do IF Sudeste de Cataguases ocupa o segundo andar da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto. O evento contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e de alunos. "Já adianto que não será um trabalho fácil, já que educação à distância requer fundamentalmente dedicação maior", falou em seu discurso o reitor do IF, Francisco Claret Pereira Vieira, citando as dificuldades desta forma de ensino. 

imageO Superintendente Regional de Ensino em Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra, destacou os esforços em trazer este braço do IF para o Colégio Cataguases. "Estivemos aqui com o reitor Paulo Rogério (de Araújo Guimarães), viemos aqui e nos reunimos com os professores para convencê-los a fazer essa sessão, esta parceria, e hoje estamos com o Leandro (Borges), nosso diretor nomeado, montando sua equipe para começar os cursos presenciais, porque os a distância já são uma realidade", elencou sinalizando as dificuldades vencidas em cada etapa do projeto. O Prefeito César Samor, por sua vez, declarou-se emocionado com a inauguração do curso, voltou a criticar a oposição, mas não explicou o motivo que o fez inaugurar uma escola sem ter sequer um curso técnico presencial para justificar o ato.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conta com 38 Institutos Federais, dois CEFETs e o Colégio Pedro II, oferecendo cursos técnicos na forma de Ensino Médio Integrado e cursos de educação à distância, cursos superiores de tecnologia, bacharelados, licenciaturas, pós-graduações em lato e stricto sensu, formação inicial continuada e Proeja. O Instituto Sudeste de Minas conta com 1200 servidores efetivos, 450 terceirizados, e cerca de 16 mil alunos em 7 campi, 3 campi avançados, já incluindo o de Cataguases e pólos em mais de 30 cidades da região, informou o Diretor do Campus de Cataguases, Leandro da Motta Borges em sua apresentação.

Segundo Leandro, as metas para o Campus Avançado de Cataguases são: Adequação do espaço físico do Colégio Cataguases às necessidades do IF, criação dos curso de Formação Inicial Continuada, Proeja e Pronatec, e a criação de um curso técnico concomitante presencial em uma área que privilegie os arranjos econômicos já desenvolvidos em Cataguases. As opções para este curso são na área de audiovisual, informática e eletricidade, porém, sem data prevista.(Fotos: Samuel Pereira)

image


image


image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: IF Sudeste, Campus, curso técnico, Instituto Federal





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: