Apesar de inaugurado, IF Sudeste de Cataguases não tem um curso técnico presencial para formar seus estudantes
Download
Demorou muito, mas Cataguases ganhou, finalmente, uma escola técnica de referência: o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, foi inaugurado na manhã deste domingo, 21 de fevereiro, no auditório do Colégio Cataguases, com todas as honras que merece. A alegria só não está completa porque a instituição não vai ter cursos como normalmente acontece nestas ocasiões. Inicialmente, de acordo com a Prefeitura de Cataguases e o próprio o IF Sudeste, o Campus Avançado de Cataguases vai funcionar somente como Polo E-Tec EAD. Aquele que até ano passado funcionava na Escola Municipal Carmelita Guimarães, na Vila Reis.
Mesmo assim, a solenidade da manhã deste domingo teve aula inaugural dos cursos técnicos à distância de Segurança do Trabalho e Administração, os disponibilizados pelo Polo E-Tec EAD. O Campus Avançado do IF Sudeste de Cataguases ocupa o segundo andar da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto. O evento contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e de alunos. "Já adianto que não será um trabalho fácil, já que educação à distância requer fundamentalmente dedicação maior", falou em seu discurso o reitor do IF, Francisco Claret Pereira Vieira, citando as dificuldades desta forma de ensino.
O Superintendente Regional de Ensino em Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra, destacou os esforços em trazer este braço do IF para o Colégio Cataguases. "Estivemos aqui com o reitor Paulo Rogério (de Araújo Guimarães), viemos aqui e nos reunimos com os professores para convencê-los a fazer essa sessão, esta parceria, e hoje estamos com o Leandro (Borges), nosso diretor nomeado, montando sua equipe para começar os cursos presenciais, porque os a distância já são uma realidade", elencou sinalizando as dificuldades vencidas em cada etapa do projeto. O Prefeito César Samor, por sua vez, declarou-se emocionado com a inauguração do curso, voltou a criticar a oposição, mas não explicou o motivo que o fez inaugurar uma escola sem ter sequer um curso técnico presencial para justificar o ato.
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conta com 38 Institutos Federais, dois CEFETs e o Colégio Pedro II, oferecendo cursos técnicos na forma de Ensino Médio Integrado e cursos de educação à distância, cursos superiores de tecnologia, bacharelados, licenciaturas, pós-graduações em lato e stricto sensu, formação inicial continuada e Proeja. O Instituto Sudeste de Minas conta com 1200 servidores efetivos, 450 terceirizados, e cerca de 16 mil alunos em 7 campi, 3 campi avançados, já incluindo o de Cataguases e pólos em mais de 30 cidades da região, informou o Diretor do Campus de Cataguases, Leandro da Motta Borges em sua apresentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE