Download
Tarcísio Humberto Parreiras Henriques faleceu na manhã deste sábado, 30 de janeiro, aos 81 anos, no Hospital de Cataguases, onde estava internado, tratando de problemas renais que o haviam acometido há cerca de quatro anos e que se agravaram nos últimos trinta dias. Seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Major Vieira e será sepultado às 18 horas, no Cemitério São José. O prefeito Cesinha Samor decretou luto oficial de três dias no município.
Tarcísio nasceu no dia 6 de outubro de 1934, era casado com Maria Cristina Peixoto Henriques e deixa cinco filhos: Tarcísio Filho, Vítor, Lúcia, Raquel e José. Advogado reconhecido, dividiu sua vida profissional com a carreira política que abraçou, ainda jovem, quando se elegeu vereador em 1967, reelegendo-se em seguida, em 1973, para o mandato até 1976.
Na vida pública, Tarcísio construiu uma carreira brilhante: Foi vice-prefeito de Ângelo Rocha no período 1971/72; Foi prefeito de 1983 a 1988, quando criou o período conhecido por "Novo Tempo", responsável pela mudança do perfil do munícipio com a realização de inúmeras obras e serviços em todas as áreas de Cataguases. A época tornou-se conhecida como a mais fértil da história e Tarcísio chegou a ser chamado de forma carinhosa de "prefeito das praças" porque construiu diversas delas pela cidade. Foi presidente do Ipsemg no período 1989/90; Secretário Adjunto de Estado da Casa Civil: 1990, e Secretário de Estado da Justiça de fevereiro de 1995 a março de 1998. Foi eleito Deputado Estadual por dois mandatos: 1991/1994 e 1995/1998. Em 2005/2008, retornou à prefeitura para o seu segundo mandato.
O Site do Marcelo Lopes ouviu depoimentos do atual prefeito, dos ex-prefeitos e do presidente da OAB-Cataguases sobre Tarcísio Henriques. Veja abaixo.
Maria Lúcia Mendonça: Representou um grande exemplo de vida. Me ajudou porque foi ele que me indicou para ser diretora na Escola Estadual Professor Quaresma, na Taquara Preta. Lá,inclusive, me ajudou a instalar o curso Têxtil. Vou guardar dele sempre excelentes recordações".
César Samor:
"Perdemos um grande homem e político. Ele e Pedro Dutra são os maiores políticos da história de Cataguases. A Política de Cataguases girou em torno dele nos últimos quarenta anos. Sempre tive um bom relacionamento com ele em quem votei quando não fui candidato".
Willian Lobo:
"Uma das maiores lideranças que conheci. Um exemplo de político e cidadão. Criou a antiga Guarda-Mirim quando foi prefeito, da qual fui um dos integrantes. Dedicou-se muito por nossa Cataguases e foi uma pessoa que sempre defendeu suas posições e lutava por nossa cidade".
Márcio Fachini: "Perdemos um profundo conhecedor do Direito. Tarcísio Henriques deixa um legado enorme para todos nós da Sexta Subseção da OAB de Cataguases. Ele foi exemplo para todos nós advogados porque sempre colocou o Direito em destaque, valorizando-o em cada uma de suas ações e por isso, nos mostrou o quanto essa profissão é nobre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE