Em 23/01/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa neste sábado campanha 'Ok #ForaDengue' em Ubá

Proposta é realizar um mutirão de conscientização nos bairros da cidade. Em situação de emergência, município teve caso de zika vírus confirmado.

A ação vai acontecer todo sábado em algum bairro da cidade (foto ilustrativa)

A ação vai acontecer todo sábado em algum bairro da cidade (foto ilustrativa)

Download
Começa neste sábado, 23 de janeiro, a campanha "Ok #ForaDengue" com a Caminhada Voluntária, em Ubá. Segundo informações da Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (Adubar), trata-se de uma mobilização de voluntários da sociedade civil para realizar um mutirão que percorrerá bairros da cidade com orientações de combate ao mosquito e prevenção.

"Já realizamos o mutirão de limpeza com recolhimento de lixo em casas e encostas. Agora, é estimular as pessoas a se comprometerem a fazer a busca dentro de casa", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Cláudio Ponciano.

A Adubar faz campanhas contra a dengue no município desde 1999 e, este ano, segundo a gerente da agência, Patrícia Faraj, incluiu a caminhada devido à necessidade de conscientizar a população da cidade.

"Pesquisas comprovam que 74% dos focos estão dentro de casa e não no lado externo. Como Ubá teve um período de estiagem as pessoas passaram a acumular água em tonéis e caixas d’água de forma incorreta, o que ocasionou essa epidemia. Sabendo disso, foi desenvolvida a Caminhada Voluntária, que vai começar pelo Bairro São Domingos, onde estaremos devidamente identificados com camisetas da campanha, entrando nas residências, olhando o que pode estar incorreto, distribuindo panfletos e orientando a população", explicou Patrícia.

A ação vai acontecer todo sábado em algum bairro da cidade. O objetivo, segundo Patrícia, é que todas as casas, de todos os bairros do município, sejam visitados pela campanha. "Nós temos 30 voluntários, mas estamos recebendo contato de pessoas e instituições que querem ser parceiros na ação. Quanto mais voluntários a gente tiver, mais rápido nós terminaremos. Nossa expectativa é que até o fim de março já tenhamos concluído", ressaltou.

Essa é mais uma ação de combate ao Aedes aegypti na cidade da Zona da Mata, que está em situação de emergência para dengue desde 5 de janeiro. O decreto foi atualizado e republicado no dia 15 de janeiro para atender às demandas administrativas para a contratação temporária de profssionais médicos diante do caso confirmado. O resultado positivo para zika vírus foi confirmado em uma gestante de 36 anos. Segundo Cláudio Ponciano, ela e o bebê passam bem e são monitorados desde dezembro, quando houve o diagnóstico da suspeita.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nas duas primeiras semanas de 2016, foram registradas 402 notificações de dengue. Em 2015, a cidade registrou 2.345 casos da doença.

imageMedidas de combate
Foi divulgado o resultado parcial da seleção de pessoal para a contratação temporária de profissionais da área médica em regime de plantão em pronto atendimento hospitalar.

"A partir de segunda (25), iniciamos os procedimentos administrativos para contratação. A expectativa é que os profissionais já entrem na escala de serviço na próxima semana", explicou Cláudio Ponciano.

A Prefeitura também divulgou a programação do fumacê para a próxima segunda-feira. Entre 5h e 10h, os caminhões passarão nos bairros Industrial, Sta. Bernadete, Mateus Schetino, Vila Casal, São José, Schiavon, Jardim Alves do Vale e bairros adjacentes. Entre 16h e 21h, a pulverização será nos bairros Palmeiras, Altair Rocha, São Judas Tadeu, Boa Vista, Bom Pastor, Agroceres, Paulino Fernandes, Residencial São José e bairros adjacentes. "Nos últimos dias, o serviço foi prejudicado por causa da chuva intensa. Retomamos nesta sexta e vamos continuar se o tempo permanecer firme", comentou o secretário.

Entre as medidas já adotadas, está a contratação de 30 novos agentes de combate às endemias, que iniciaram atividades nesta semana. Médicos e enfermeiros das redes pública e particular de saúde foram capacitados por um médico e duas enfermeiras enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: Zika vírus, dengue, mosquito, aedes, contaminação, campanha





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: