O mutirão recolheu entulhos e materiais que poderiam servir de viveiro para a proliferação do aedes aegypti
Download
Mesmo debaixo de chuva, a equipe do Controle de Endemias da Prefeitura de Cataguases realizou neste sábado, 16 de janeiro, no bairro Paraíso a operação "Bota Fora" como forma de prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue entre outras doenças. A coleta resultou na retirada de dois caminhões de entulhos e materiais que acumulam água.
Cataguases contabilizou cerca de 183 notificações de dengue nas duas primeiras semanas de 2016, o que deixa em alerta as autoridades e requer ações pontuais nas áreas de maior número de notificações. A análise é do coordenador do setor, Alencar Norte, que avaliou o resultado da operação como "muito positivo, embora a chuva tenha dificultado a logística", disse, acrescentando que, nesta segunda-feira (18) os profissionais retornarão ao bairro para terminar o serviço. "Alcançamos o objetivo com a ajuda da associação dos moradores do Paraíso, e temos que agradecer também o apoio recebido do Bar do Boi que ofereceu o lanche para a equipe".
Alencar voltou a ressaltar a importância do combate semanal ao mosquito causador da dengue, febre chikungunya e zika vírus. "O ciclo de vida desse agente causador das doenças dura entre 7 e 10 dias, se cada um de nós tirarmos dez minutos, uma vez por semana, para esvaziar potes que acumulam água, conferir se as caixas d'água estão devidamente tampadas e tampar ralos de água, entre outras pequenas medidas preventivas, com certeza evitaremos que o mosquito se multiplique e estas doenças se alastrem", completou o coordenador de Endemias de Cataguases. (Fotos: Samuel Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE