Procon divulga balanço positivo sobre as atividades de 2015
Download
O coordenador do Procon de Cataguases, Rafael Vilela Andrade, divulgou nesta sexta-feira, 8 de dezembro, o balanço das atividades daquele órgão em 2015. Segundo ele, o saldo foi positivo com queda nas reclamações por parte dos consumidores em comparação com os anos anteriores. "Isto mostra que as multas aplicadas no passado deixaram os comerciantes mais atentos e respeitosos com o Código de Defesa do Consumidor", analisou.
Em 2013, o Procon contabilizou 4.938 atendimentos, que geraram um montante de R$ 35.000,00 em multas aplicadas, informa o documento divulgado. Em 2014, o número de atendimentos começou a apresentar queda, sendo 4.072 atendimentos e R$ 130.430,09 em multas aos maus fornecedores, além de 91,78% de resolução nas reclamações registradas, ainda conforme o mesmo diagnóstico. Em 2015, informa Rafael, com base nos números registrados, a queda nas reclamações se manteve. Os atendimentos foram 3.775, chegando à um total de 95,77% de resolução das demandas e gerando R$ 279.058,05 em multas aplicadas às empresas que desrespeitaram as leis que regulam o setor.
"Esses dados confirmam o sucesso do trabalho de conscientização buscando a mudança dos hábitos na relação cliente-vendedor/prestador de serviços", explicou Rafael. De acordo com ele, a pequena porcentagem de não resolução das reclamações vem sempre das mesmas empresas que insistem em não atender o consumidor, da forma que a lei exige. E é por isso que as multas para essas empresas ficaram mais pesadas. "Importante destacar que algumas das multas aplicadas ainda estão em processo de pagamento e outras já estão inscritas em dívida ativa, sendo passíveis de execução judicial", explicou o coordenador do Procon Cataguases.
Outra conquista importante para o órgão em Cataguases em 2015 foi a eleição de Rafael Vilela Andrade para Secretário de Relações Institucionais do Fórum dos Procons Mineiros, onde passou a atuar como membro da mesa diretora daquela entidade. O Procon Cataguases, revelou ele, também passou por uma reestruturação física com a aquisição de mesas, computadores, armários entre outros materiais, resultado de um projeto apresentado ao Ministério Público, o que garantiu melhor atendimento ao consumidor, acrescentou Rafael..
Ele também analisou a relação da população com o Procon nestes três anos em que está à frente daquele órgão de defesa do consumidor: "Estamos observando uma mudança de postura na população de Cataguases que, cada vez mais, vem depositando confiança no Procon. A gente vê isso também pelo fato de que algumas pessoas estão procurando o atendimento do Procon até para solucionar problemas que não são referentes à relação de consumo e que, mesmo assim, a gente busca orientar, pois acaba desafogando o Judiciário, que já anda tão comprometido pelo excesso de demandas", revelou. O horário de funcionamento do Procon é de 08:30 às 16:30, de segunda à sexta-feira, na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, Centro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE