O ex-prefeito Willian Lobo, pré-candidato a prefeito de Cataguases, quer formar uma grande aliança para disputar as eleições
Download
O ex-prefeito Willian Lobo de Almeida, que nesta quinta-feira, 31 de dezembro, completa 42 anos de idade, falou com exclusividade ao Site do Marcelo Lopes na tarde do dia 30 quando afirmou, pela primeira vez, ser o pré-candidato do PSDB, partido do qual é presidente no município, a prefeito nas eleições de 2016. Além disso, negou especulações que apontam diversos nomes como prováveis candidatos a vice em sua chapa e revelou que está conversando com vários partidos a fim de formar uma "grande aliança que possa fortalecer seu eventual governo e, dessa forma, possamos conseguir realizar o máximo por nossa Cataguases", disse.
Sobre sua pré-candidatura, Willian explica que esperou as mudanças na legislação para depois, "juntamente com o Partido, tomarmos a decisão sobre qual caminho seguir e a maioria optou por lançar o meu nome para concorrer à eleição de prefeito", explicou. "Como presidente do PSDB - continua - oriento no sentido de fazermos uma campanha que possa unir a cidade em torno das propostas surgidas desses partidos que estarão conosco nesta grande coligação cujo objetivo é resgatar o desenvolvimento de Cataguases. Nós, você e todos poderão comprovar, teremos propostas concretas, viáveis para o crescimento de nossa cidade", acrescentou.
CANDIDATO A VICE - Willian aproveitou para esclarecer a definição sobre o nome do candidato a vice em sua chapa. "Hoje o que está acontecendo é que quando eu chego em um bairro, as pessoas estão sabendo de um determinado nome que será meu vice. Eu chego em outro lugar, esse nome para vice já é outro e assim por diante. Então, eu quero dizer que isso é uma campanha da oposição para atrapalhar a nossa candidatura. Eu quero dizer que o vice, para mim, tem que ser como um casamento. Aqui, no sentido político, a gente tem "paquerado", vários nomes na cidade e como tive uma experiência administrativa muito boa com o Zé Neto, espero ter um vice com quem eu possa poder construir uma aliança em torno de um projeto para Cataguases. Por isso, na hora certa, de acordo com o calendário eleitoral, vamos anunciar o nome do vice", completou.
O ex-prefeito lembra o legado deixado no município por sua administração e ressalta o que foi dito durante a campanha. "Nós avisamos que não ia acontecer o que estavam prometendo e agora Cataguases está regredindo e pra nós, com muita tristeza, vemos o momento difícil que ela está vivendo. O primeiro erro é o não pagamento em dia do servidor público; segundo é não pagamento daqueles que prestam serviço ao município, como é o caso do Hospital de Cataguases, que para mim é o órgão mais importante da cidade porque dependemos dele, além das empresas de transporte escolar, empresa que coleta o lixo, sem falar nos buracos das ruas. O município - continua Willian - precisa resgatar a confiança e para isso precisa de projeto de trabalho sério", acrescentou.
OS ADVERSÁRIOS - Sobre os outros pré-candidatos já anunciados - Antônio Lage e Cesinha Samor - Willian disse respeitar o desejo deles em disputar a eleição. A respeito de Cesinha, foi claro. "Ele ocupa o cargo hoje, é um direito dele querer continuar. É democrático. Quanto ao Antônio Lage, eu o conheço já há bastante tempo, tenho um carinho muito grande por ele. E o que eu posso dizer neste momento é que eu tenho um trabalho já provado no município de Cataguases. Um trabalho em que durante quatro anos eu fui diretor da Associação Mineira de Municípios representando a nossa região. Hoje eu tenho uma maturidade muito grande na questão da saúde, durante os dois anos em que estive na Regional de Saúde de Leopoldina, e venho trazendo na bagagem a Educação, não só como diretor de escola, antes de ser eleito prefeito, mas agora, também, com o retorno à sala de aula que foi muito bom o reencontro com essa juventude. Hoje, em conversa com uma pessoa no Calçadão, ela me falou o seguinte: 'As pessoas deixaram de votar em você para acreditar num projeto que não era um projeto concreto. Era um projeto de sonho e que virou um pesadelo para nossa cidade'".
CARNAVAL - Com a proximidade do Carnaval e o risco da cidade ficar sem o desfile das escolas de samba, Willian aproveitou para acabar com outro boato que estaria circulando dizendo que ele é contra a realização da Festa de Momo. "Eu fico triste é com a falta de planejamento", diz logo. "Quando assumi a prefeitura, depois de uma enchente que arrasou com a cidade, fizemos um carnaval pequeno, mas dissemos que no anos seguinte ia melhorar e, de fato, melhorou a cada ano. Nós recuperamos as arquibancadas, aproveitamos os cordões de luz para economizar o dinheiro público", lembra. Hoje o que sabemos é que eles usaram a arquibancada como material para a construção civil. Com relação às escolas de samba não chamaram para conversar para que elas pudessem se organizar para o Carnaval. Agora que estamos a 36 dias da folia, quer jogar tudo nas costas das escolas, de última hora", afirma.
"Eu não sou de forma nenhuma contra o carnaval", assegura o ex-prefeito. Mas eu fiquei sabendo que a prefeitura não pagou o hospital este mês. Então eu não quero crer que a Prefeitura entende que o carnaval é tão bom que as pessoas não vão adoecer e por isso não é preciso pagar o hospital. Os médicos não precisam receber, as enfermeiras, os técnicos, o pessoal da limpeza... Acho que a gente podia fazer assim: Vamos ter as escolas mas não teremos as bandas na praça, ou teremos isso mas não teremos aquilo, vendo o que pode abaixar o custo", sugeriu. Willian lembra, inclusive que a Câmara Municipal, por causa do Carnaval, abriu três Comissões de Inquérito. "por falta de planejamento e de transparência. Então, para nós preocupa porque caminha, mais uma vez, para aquela correria de fazer licitação e cumprir toda aquela logística. Me preocupa essa irresponsabilidade mais uma vez com o carnaval", diz com uma certa indignação.
IF SUDESTE - O anúncio da inauguração em fevereiro do campus do IF Sudeste em Cataguases, que vai funcionar no terceiro andar do Colégio Cataguases, mereceu a atenção do ex-prefeito Willian Lobo. Ele lembrou que foi criticado à época pelo então candidato à sua sucessão e hoje prefeito sobre o fato de a instituição não oferecer cursos de nível superior, acrescentando que agora ela será inaugurada sem abrir "sequer um novo curso técnico, apenas com os cursos do Polo e-Tec que até hoje funcionam na Escola Municipal Carmelita Guimarães, como este Site noticiou recentemente. Não há criação de nenhum curso superior, nem técnico - frisou. Pra nós é mais uma tentativa de enganar e iludir o nosso jovem, a nossa população que acreditou. Foram tantas inverdades na campanha, mas eu que sou educador, tenho um papel maior nesse momento de estar falando com transparência sobre o que nós fizemos na Educação", explicou e finalizando em seguida: "Eu vejo que a aplicação dos recursos do município hoje não tem sido de forma satisfatória, não tem prioridades".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE