O Grupo Toca Teatro fará um Cortejo de Natal nesta quinta-feira, no centro da cidade
Download
A companhia Toca Teatro é um grupo formado por artistas da cidade de Cataguases. Com talentos em habilidades circenses, animação infantil e adulta, cenografia e dramaturgia, a trupe chega ao quinto ano agraciada pelo prêmio Culturas Populares 100 Anos Mazaroppi, do Ministério da Cultura.
Atualmente, esse trabalho é responsável pelo aperfeiçoamento artístico de quinze jovens, que diariamente se preparam para os eventos, ora particulares, ora públicos, nas mais diversas temáticas. Os pilares que sustentam a produção cultural da Toca são fortemente embasados nas teorias da História da Arte. A admiração e o respeito pelo circo, garante o desempenho profissional, criativo e alegre dos integrantes.
A Toca Teatro é coordenada pelos artistas Emerson Morais e Fernanda Godinho. Ele com formação em artes plásticas pela UFRJ, cenógrafo da Rede Globo de Televisão. Ela especialista em História da Arte pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Ambos com vivência em palhaçaria de hospital, junto ao grupo Doutores Cura-Cura de Cataguases.
O ano novo chegou e a Toca preparou um espetáculo para a população cataguasense, um cortejo de natal pelas ruas da cidade. Esse evento é uma tradição da trupe e vai de encontro ao desejo de agradecer o carinho e o respeito dos pais, amigos, produtores e empresários que mantiveram parceria no decorrer do ano com os profissionais do grupo.
Essa edição do Cortejo da Toca tem início às 10 horas do dia 24 de dezembro. Os artistas se encontram na Praça da Estação e seguem pelo Calçadão até a praça Rui Barbosa, onde apresentam uma encenação com mensagem natalina. A manhã promete beleza e alegria para os transeuntes e comércio local.
Cortejar pelas ruas da cidade é uma outra especialidade da Toca. Além da abertura oficial do natal em Cataguases, no ano passado; proporcionou também á população um desfile musical no dia do circo. Outro cortejo aplaudido foi o de Piacatuba, no Festival de Gastronomia, também do ano passado.
Em 2015 a Toca apresentou em praças públicas o espetáculo Confissões de Um Vira Lata, adaptação livre da obra de Orígenes Lessa. O trabalho foi realizado com o apoio da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. A história aborda uma reflexão ao respeito com os animais de rua. Aplaudido por mais de 5 mil pessoas.
Os artistas da Toca são: Alice, Beatriz Ferreira, Carol Abrita, Diego Rui Barbosa, Igor Fernandez, Jéssica Narciso, Julia Rocha, Julia Hessel, Murilo Abrita, Jeferson Oliviera, Leandro Guimarães, Mateus Barbosa, Mateus Neves, Marcos Vinicius Lima, Olívia Gama, Thom Pires, Laine Silva, Olivia Gama.
Em 2016, a Toca Teatro se reinventa e passa a oferecer cursos de capacitação em artes circenses, palhaçaria tradicional, palhaçaria de hospital, malabares, equilibrismo em monociclo e perna de pau, e segue firme na animação de festas e eventos corporativos. (Fotos cedidas pelo Grupo Toca)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE