Os adolescentes cidadãos participaram de uma manhã de homenagens promovida pelo Rotary Clube
Download
O Rotary Clube de Cataguases promoveu na tarde de segunda-feira, 21 de dezembro, uma confraternização para os 32 integrantes do Programa Adolescente Cidadão, no bairro Menezes. Durante a comemoração foram entregues certificados aos dez profissionais que conseguiram as melhores metas de desempenho de atividade de acordo com avaliação realizada pelo coordenador do setor. São eles: Patrícia Pereira Lima; Jéssica Moura Santana; José Geraldo Pereira; Gumercino Ferreira da Silva Neto; Jéssica Maria dos Santos Silva; Estefânia Rezende Ferreira: Brênno Batista Santiago: Andra Oliveira Gomes: Jéssica Maria dos Santos Silva Dias e Jessé de Almeida de Paula.
"O programa Adolescente Cidadão é gerido pelo Rotary, tanto é que as obrigações trabalhistas, contábeis e as relações jurídicas referentes ao programa são de responsabilidade do Rotary", explicou Wanderson Henriques, que ao lado de Maristela Capobiango Fernandes, coordenam o projeto em nome daquele clube do serviço. Ele explica que o município, através do programa "SerJovem", e da Secretaria Municipal de Assistência Social inicia o processo de cadastramento dos garotos interessados em participar do Programa. "Após serem avaliados são encaminhados à ele e o Rotary passa a ser o empregador desses jovens", completou Wanderson.
O presidente do Rotary, Rogério Tobias Norte, fez um pronunciamento em que ressaltou a importância do programa em sua própria vida, lembrando que no passado foi chamado de Guarda Mirim. "Eu sou a prova que uma oportunidade de primeiro emprego pode ajudar o adolescente.
Ontem eu estava na posição de vocês, usando kichute, a calça e blusa azul de uniforme antigo, e com bonezinho. Aquela foi minha primeira farda, que me preparou para usar a farda de policial que uso hoje, e é por isso que vocês devem dar o máximo de empenho nos seus postos de trabalho, porque é aqui que vocês estão formando a primeira imagem profissional", aconselhou ele que hoje é sargento da Polícia Militar.
Segundo a coordenadora do Programa junto à Secretaria de Assistência Social, Elina Nascimento, o acompanhamento dos jovens nos postos de trabalho será intensificado em 2016. "Para o próximo ano vamos repassar aos coordenadores dos setores cópias dos contratos de cada um para que eles saibam o que cobrar de vocês (Adolescentes Cidadãos) enquanto profissionais, e também continuaremos as avaliações de desempenho", revelou.
O atual acadêmico de Administração e ex-integrante do Adolescente Cidadão, Jessé Almeida de Paula, 19 anos, que ficou no Programa durante dois anos e um dos homenageados com certificado deu um depoimento sobre sua experiência como Adolescente Cidadão. "Eu tive um contrato de dois anos que terminou em junho deste ano. Já trabalhei no Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) e por último no Serjovem e lá eu aprendi muitas coisas, como a ter responsabilidade com horário, a ter noções de administrar uma empresa, e também aprendi muito como lidar com as pessoas", contou. (Fotos: Samuel Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE