A mostra, aconteceu na Praça Rui Barbosa, na manhã dessa sexta-feira, 11 de dezembro
Download
Alunos dos 2º ano do Ensino Médio do Colégio Equipe promoveram uma exposição dos trabalhos artesanais confeccionados nas oficinas de artes e terapia ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial de Cataguases (CAPS). Estudantes, professores, profissionais especializados e usuários tiveram a oportunidade de estabelecer momentos de interação com a sociedade, durante a mostra, na Praça Rui Barbosa, na manhã dessa sexta-feira, 12 de dezembro.
Idealizada pelos alunos Alexandre Veiga, Bianca Abranches, Gabriel Passos, Lidiana Fernandes, Mara Peres e Rebeca Verazzani, e sob a orientação dos professores de Português, Luana Fernandes; Filosofia, Marcela de Sousa e Sociologia, Geraldo Filho, o projeto surgiu durante a preparação para um seminário na escola. "Em visitas regulares ao CAPS nasceu a idéia. O objetivo é mostrar à população um pouco da realidade do doente mental, através de seus trabalhos artesanais que hoje, eventualmente, são expostos na calçada da unidade, na Avenida Astolfo Dutra, de forma precária e atingindo um pequeno público que ali transita", explicou a professora Marcela.
O CAPS atende atualmente cerca de 120 usuários oferecendo além de atendimento psicológico e psiquiátrico, atividades físicas, artísticas e educacionais. O objetivo é a inserção permanente na sociedade desse público que sofre de transtornos mentais de forma que não sejam encarados com preconceito, e totalmente absorvidos, compreendidos e integrados no cotidiano da cidade.
O Projeto Integração tem a intenção de estruturar uma exposição mensal desses trabalhos na Praça Rui Barbosa, colaborando na inclusão e auto estima dos usuários. Para dar andamento na confecção das peças artesanais, o grupo está aceitando doações de garrafas pet, variados tipos de linhas, papel, caneta, tinta, blusas brancas, vasos de barro, pano de saco, pincéis, entre outros. "Quem se disponibilizar a doar, poderá deixar esses materiais no CAPS. Caso haja necessidade de recolher os materiais e/ou receber qualquer informação sobre o Projeto o doador pode entrar em contato pelo celular e whatsapp através do número (32) 9 9136-9548", completou Marcela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE