A região de Cataguases já pode ter registrado o primeiro caso de Zica Vírus
Download
A Gerência Regional de Saúde de Leopoldina notificou o primeiro caso de possível contaminação por Zica Vírus em uma gestante em Leopoldina. A paciente se encontra na 17ª semana de gestação com sintomas clássicos da doença e sem vínculo epidemiológico. Devido à grande incidência de novos casos no país, associados às epidemias de Febre Chikungunya e Dengue o setor de Controle de Endemias da Prefeitura de Cataguases intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor dessas enfermidades, o Aedes Aegypti.
Como o vetor transmissor das três doenças é o mesmo, é preciso combater a procriação dos mosquitos. "O protocolo enviado pelo Ministério da Saúde preconiza os Dez Minutos contra a Dengue, um checklist de ações que semanalmente o cidadão deve fazer em sua residência, lembrando que o ciclo de colocação de ovos do mosquito é de 7 a 10 dias, assim, realizando semanalmente essa vistoria conseguimos eliminar os possíveis focos de infestação", explicou o coordenador do Controle de Endemias, Alencar Norte. Lembrando que o combate por UVB (fumacê) combate apenas 80% dos mosquitos que estejam voando, não eliminando as larvas.
"Percebemos que os números de infestação estavam muito altos nos bairros Justino, Riguete, e São Vicente. Em três semanas tivemos 22 notificações de aparecimento de focos do mosquito. Destacamos a equipe para fazer o trabalho de bloqueio de transmissão. Os principais pontos eram caixas d’água destampadas e calhas entupidas.
Fizemos um trabalho com palestras nas escolas, visitas em casas, o que resultou na redução significativa nos números" disse o coordenador. Os bairros Sol Nascente e Bandeirantes também apresentaram focos do mosquito. Só em 2015 a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases contabilizou 520 casos notificados de dengue, destes apenas 362 foram confirmados positivamente e 93 foram descartados.
Sintomas do Zica Vírus
• Manchas avermelhadas pelo corpo (Exantema maculopapular pruriginoso);
• Febre intermitente;
• Conjuntivite sem prurido;
• Dor nos ossos e articulações (Artralgia);
• Dor muscular (Mialgia);
• Dor de cabeça.
• Os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE