Em 09/12/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Três filmes feitos em Cataguases e região serão exibidos nesta sexta e sábado

O filme "DOIS" do cataguasense Rafael Aguiar, faz sua estreia na mostra neste sábado, às 19 horas

O filme "DOIS" do cataguasense Rafael Aguiar, faz sua estreia na mostra neste sábado, às 19 horas

Download
Nos dias 11 e 12 de dezembro será realizada em Cataguases, a Mostra Polo Audiovisual 2015, com exibição dos filmes que foram produzidos na Região nos dois últimos anos e apresentação dos novos projetos que terão  início em 2016. O evento, que acontece no Centro Cultural Humberto Mauro, contará com a participação de artistas e produtores culturais, jornalistas, empresários, gestores municipais e autoridades da Região e do Estado. 

imageSerão exibidos os filmes "Estive em Lisboa e lembrei de você" (foto ao lado), de José Barahona; "A Família Dionti", de Alan Minas, que vem colecionando Prêmios em festivais;  "Introdução à Música do Sangue", de Luiz Carlos Lacerda; e "Dois", do cataguasense Rafael Aguiar. Todas as produções foram realizadas em diversas cidades e distritos da região, envolvendo talentos locais com diretores e artistas consagrados do Brasil e do exterior. 

A Mostra será palco também para o anúncio dos projetos selecionados na chamada Usina Criativa de Cinema, concurso público regional para produção de curtas-metragens. Os vencedores receberão recursos, suporte e consultorias técnicas especializadas para a produção de seus filmes. 

Coroando esse cenário, será anunciada a parceria do Polo Audiovisual com o BH-TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte e o Governo de Minas Gerais, para implantação, em 2016, do Projeto Midiaparque – Usinas Digitais em Rede. Essa parceria levou à conquista, em primeiro lugar, do Edital Usinas Digitais do Ministério das Comunicações, que irá aportar R$ 4,8 milhões para estruturação de dois centros de produção audiovisual – um em Belo Horizonte e outro em Cataguases.

A Mostra Audiovisual é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Fábrica do Futuro e tem patrocínio da Energisa.  


imagePROGRAMAÇÃO:

DIA 11 – Sexta-feira
20h30 - Abertura Oficial
              Polo Audiovisual 2016-2020
21h00 -  Sessão Longa "Introdução à música do sangue" de Luiz Carlos Lacerda.

DIA 12 - Sábado
17h00 – Sessão Longa-metragem "A Família Dionti" de Alan Minas.
19h00 -  Sessão Média-metragem "Dois" de Rafael Aguiar
20h30 - Apresentação do Projeto Mídiaparque 
              Edital Usina Criativa de Cinema – projetos selecionados
21h00 - Sessão Longa "Estive em Lisboa e lembrei de você" de José Barahona

Local: Rua Coronel Vieira, 10 - Centro - Cataguases 

Entrada Franca. Os ingressos para todas as sessões serão entregues apenas no dia 11, sexta-feira, na portaria do Museu Energisa, de 14 às 17 horas.

                                                                     SINOPSES DOS FILMES 

imageO longa-metragem "Introdução à Música do Sangue", do diretor Luiz Carlos Lacerda é inspirado em argumento do escritor mineiro Lúcio Cardoso. Gravado em Abaíba, distrito de Leopoldina, em 2014, o filme contou com a participação de um grande elenco, com destaque para Ney Latorraca, Beth Mendes e jovens profissionais da Região. Lançado em 2015, o filme estreou no 43º Festival de Cinema de Gramado, abrindo a mostra competitiva nacional. 




imagePara contar a fantástica história de "A Família Dionti", o diretor carioca Alan Minas encontrou em Minas Gerais, as belas paisagens rurais de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Muriaé como locações. No elenco, artistas de destaque, como Antônio Edson, do Grupo Galpão, e Murilo Quirino, jovem ator de Cataguases. Gravado em 2013, com produção da Caraminhola Filmes (RJ), o filme foi lançado em 2015 no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e conquistou o prêmio de Melhor Longa na categoria Júri Popular do festival. 

Já o filme "Estive em Lisboa e lembrei de você" é um documentário ficcional do diretor português José Barahona. Baseado no livro homônimo do escritor cataguasense Luiz Ruffato, a trama aborda as desventuras de um típico trabalhador industrial que resolve mudar de vida, partindo de Cataguases para Lisboa. A primeira parte do filme é gravada em 2013, em Cataguases, e no início de 2014, novas gravações tiveram Lisboa como cenário. A obra é uma coprodução da Refinaria Filmes (RJ), Camisa Listrada (MG) e David & Golias (Portugal) e marcou, em novembro, sua estreia na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

imageO jovem diretor cataguasense, Rafael Aguiar, escolheu para exibir na Mostra sua mais recente produção, o média-metragem "DOIS". Cercado por uma equipe técnica e artística formada por jovens profissionais locais, o filme contou ainda com a participação especial dos atores Mauro Mendonça e Eduardo Dascar. Rodado em março de 2015, o filme teve locações em Cataguases e Abaíba, distrito de Leopoldina, estreou em outubro, no Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Beth Sanna

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fábrica do Futuro / Agência Polo Audiovisual.

Tags: Polo Audiovisual, filmes, cinema, Dois, Rafael Aguiar, Dionti





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: