Trabalho dos alunos do Colégio Carmo culmina em um Guia inédito sobre Voluntário em Cataguases
Download
No último sábado, 5 de dezembro, foi comemorado o Dia Internacional do Voluntário. No Colégio Carmo de Cataguases, a data marca o lançamento do Guia do Voluntário, que reúne informações sobre dez instituições sociais beneficentes de Cataguases e apresenta sugestões de como os estudantes e a comunidade em geral podem se tornar voluntários. As informações foram colhidas pelos alunos que estão concluindo o 3º ano do Ensino Médio, em projeto da disciplina de Sociologia, com a professora Luciana Mendonça de Melo.
A Organizações das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. Segundo a definição da ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..." No ano 2000, depois de analisar os maiores problemas mundiais, a própria ONU estabeleceu os 8 Objetivos do Milênio no tocante ao voluntariado. Definiu as principais áreas de trabalho voluntário a serem estimuladas, com o intuito de solucionar definitivamente os problemas.
Os 8 Objetivos do Milênio são:
1. erradicar a extrema pobreza e a fome;
2. atingir o ensino básico universal;
3. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. reduzir a mortalidade infantil;
5. melhorar a saúde materna;
6. combater o HIV/aids, a malária e outras doenças;
7. garantir a sustentabilidade ambiental;
8. estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
O Guia elaborado pelos alunos do Carmo traz o tipo de trabalho voluntário que uma determinada entidade necessita, o que é fundamental para quem quer ajudar. Além de fazer um "raio x" da instituição como nome, serviço oferecido, endereço, telefone, nome de contato da pessoa responsável, número de pessoas atendidas e até um pequeno histórico da entidade, revela a infraestrutura e a equipe de trabalho. Por exemplo, o Lar São Vicente de Paulo necessita de fisioterapeutas voluntários, já a creche Ana Nery tem necessidade de médicos que prestem este mesmo tipo de serviço. Se você quer ser voluntário, sua participação será bem-vinda em alguma destas instituições. O guia está disponível na
fanpage do Colégio Carmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE