O resultado final da seleção será divulgado no dia 8 de janeiro de 2016
Download
O Processo Seletivo 2016.1 começa neste domingo, 29. Mais de 850 candidatos resolverão as provas para as vagas dos oito cursos superiores e dois de pós-graduação do Campus Rio Pomba. A seleção continua no dia 6 de dezembro com a aplicação das provas para os concorrentes aos cursos técnicos. Ao todo, a unidade está ofertando 748 vagas com ingresso em 2016.
O curso superior mais concorrido é o de Administração, com média de 10,4 candidatos/vaga. Em seguida, vem Zootecnia com a relação de 8 candidatos/vaga. A procura pelas duas graduações tem justificativa: os cursos tiveram, nos últimos anos, boas avaliações pelo Ministério da Educação e por instituições privadas de análise educacional. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o curso de Zootecnia do Campus Rio Pomba é considerado o melhor do Brasil. Já o Guia do Estudante, da Editora Abril, indicou o de Administração como destaque em todo território nacional. Também figura na estatística o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que, neste ano, terá 3,27 candidatos/vaga.
Para os cursos de graduação do Campus Rio Pomba também serão ofertadas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Além dos cursos superiores, o Campus também selecionará profissionais que pretendem se capacitar com pós-graduação. Este será o primeiro ano em que a unidade irá ofertar um curso lato sensu. Professores da área de exatas poderão se atualizar com a Especialização em Ensino de Matemática e Física. Também são ofertadas novas vagas para a turma do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Seleção
As provas dos cursos de graduação estão previstas para serem aplicadas a partir das 8h. Os candidatos devem chegar à unidade com uma hora de antecedência. Não será permitida a entrada após o fechamento dos portões. É obrigatória a apresentação do comprovante definitivo de inscrição e de documento com foto (carteira de identidade, motorista, de trabalho, passaporte).
Os estudantes terão mais de quatro horas para solucionar 45 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, biologia, física, química, geografia e história. Além disso, deverão desenvolver redação com o tema proposto. Não é permitida a consulta a livros, manuais, impressos e anotações. Também é proibido entrar no local de prova portando óculos escuros, chapéu, boné, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3, relógio (analógico ou digital), receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Os candidatos ao mestrado farão avaliação dissertativa com valor total de 50 pontos. A prova será aplicada na mesma data, mas das 9h às 12h. No dia, ele deverá entregar ainda plano de trabalho e curriculum vitae. Passará para a segunda etapa (análise curricular) aquele que obtiver 50% da nota no exame escrito.
Já os que concorrem a uma vaga para a especialização terão 3 horas (9h às 12h) para desenvolver uma carta de intenção, justificando o interesse pelo curso, a área a ser pesquisada e conhecimento sobre a proposta da pós-graduação. É preciso também que o candidato entregue currículo e comprovantes de experiência em envelope lacrado.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 8 de janeiro de 2016. (Foto: Assessoria de Comunicação IF Sudeste Rio Pomba)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE