Cairu Teles exibe um dos banners de sua exposição "Passarada" que pretende montar na Praça Santa Rita
Download
O marchand e produtor artístico Cairu Teles prepara, em Cataguases, mais um evento cultural que promete encantar os olhos do público, de modo especial, daqueles mais atentos à beleza emanada pelos pássaros da fauna brasileira. "Passarada" é o nome dessa próxima mostra do também fotógrafo Cairu, que será exposta no entorno do Chafariz da Praça Santa Rita e reunirá 42 banners, contendo fotografias feitas dos desenhos de Vanessa Schults, que retratou diversas espécimes silvestres, como o Tico-Tico-Rei, o Pica-Pau-Bufador, o João Teneném e o Sanhaçu-da-Amazônia, entre várias outras.
Sempre animado, Cairu ressalta que espera apenas o término da reforma da Praça para marcar a data da inauguração do evento, mas adiantou que a exposição deve ser aberta em uma sexta-feira, à noite, ficando em cartaz durante uma semana, para deixar ainda mais admirável e atraente o local onde será montada, que já é belo graças a sua arquitetura e natureza exuberantes.
"É um evento eminentemente cultural, sem fins lucrativos, que tive a ideia de fazer porque muitas vezes trabalhamos com temas relacionados a meio ambiente e a ecologia. Pensei em envolver estudantes no âmbito do projeto, para estimular entre eles o gosto pelos pássaros, pela natureza e pela arte, e, contando aos amigos sobre a iniciativa, recebi grande apoio. A recepção das escolas também foi positiva e, por tudo isso, estou muito contente. A intenção é promover outros eventos neste sentido", diz o produtor cultural, lembrando que a empresa Cinta Moderna patrocina a realização que é uma apresentação conjunta da Gal Art, do Memorial Nanzita e da Academia Cataguasense de Ciências, Artes e Letras.
Cairu destaca que fazer a mostra "Passarada" na Praça Santa Rita é interessante porque a iniciativa ganha um alcance maior, uma vez que vai ao encontro do público. Ainda a respeito da exposição, o marchand conta que uma peça teatral baseada no espírito da iniciativa será apresentada no dia da estreia, integrando assim diferentes formas artísticas para valorizar o momento cultural. Segundo o produtor, ao fim da exposição, os banners serão doados para as escolas participantes, de modo que possam ser reutilizados em âmbito educacional.
Conforme sublinha o escritor e jornalista Antônio Jaime, a mostra "Passarada" une "o útil ao agradável", aliando o caráter educativo ao recreativo. "Ao mesmo tempo em que informa, visualmente brinda o olhar do expectador com imagens bonitas, plumagens exuberantes, uma explosão de cores...", escreve Antônio Jaime, completando que "Passarada", é "um presente para os olhos de crianças e adultos de todas as idades".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE