Painel "As Fiandeiras", de Portinari, integra o roteiro turístico cultural de Cataguases
Download
Pelo segundo ano consecutivo, Cataguases consegue nota máxima na pontuação do ICMS Turístico e, em 2016, terá direito a receber parcela mensal para continuar realizando ações que desenvolvam o setor. O secretário municipal de Cultura e Turismo Zeca Junqueira comemora o resultado, no entanto, revela que o valor repassado ao Município por essa via é pequeno e, por isso, não dá para custear grandes realizações.
"Estamos fazendo o dever de casa com eficiência, mas continuamos a receber valores pequenos que não possibilitam a realização de eventos de porte no Turismo", diz Zeca Junqueira, lembrando que, na média, o valor mensal repassado dessa forma a Cataguases é menos de R$ 6 mil.
O secretário ressalta que, há dois anos, com a participação do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, foi entregue à Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma solicitação de aumento da alíquota que hoje é de 0,01%. A proposta, assinada por 166 prefeitos, é que o valor passe para 0,5%.
"Já existe um Projeto de Lei para aumentar a alíquota circulando na Assembleia. Ele precisa passar, pois o que está acontecendo é que o percentual continua sem correção e o número de municípios que fazem jus ao ICMS Turístico vem crescendo. Dessa forma, apesar de nossos esforços, o valor do repasse vem diminuindo", conta o titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Cataguases.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE