A Casa Verde é um projeto de educação ambiental que funcionará dentro da Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos, antigo lixão
Download
A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana inaugurou no dia 13 de Novembro a "Casa Verde," um projeto de educação ambiental que funcionará dentro da Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos (antigo lixão), localizada na comunidade de Ligação.
Aos presentes, o Secretário do Ambiente e Mobilidade Urbana, Aldeir Ferraz, destacou que a "Casa Verde" é mais uma sala de aula que o município está disponibilizando para professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, onde poderão desenvolver estudos, trabalhos, oficinas e pesquisas que venham contribuir para questões ambientais diversas, dentre elas, soluções para o lixo produzido na cidade, em média, 60 a 70 toneladas por dia.
O Secretário disse: "O desafio é transformar nossa sociedade, pois grande parte não está comprometida com as causas ambientais, principalmente no aspecto da produção do lixo e sua destinação.
Nossas crianças que usarão este espaço possam ser agentes transformadores de um mundo melhor, casa de todos."
Aldeir enfatizou a necessidade de ampliar cada vez mais, a cultura e o hábito da coleta seletiva e a valorização das pessoas que integram hoje a Rede de Catadores e a Associação de Catadores Reciclau, uma vez que itens recicláveis geram renda para muitas pessoas, contribuem com o meio ambiente, reduzem a pesagem do lixo produzido pela população, reduzindo também os custos de destinação final dos resíduos transportados hoje para um aterro sanitário credenciado conforme determina a lei ambiental.
A coordenação do projeto "Casa Verde" será feita pela servidora da Secretaria do Ambiente e Mobilidade Urbana, Jéssica Teodoro Artur que informou que o agendamento de visitas poderá ser feito pelo telefone 3531-7943 ou pelo e-mail
[email protected]. A Secretaria Municipal da Educação incluirá o projeto "Casa Verde" no calendário escolar dos alunos do 4º ano da rede municipal de ensino.
Participaram da inauguração, representantes do Instituto Estadual de Florestas, Câmara Municipal de Ubá, Instituto Ambiental Sol do Campo, ECP Engenharia, Associação de Moradores do Bairro São João, Escola Municipal Professor Antônio Araújo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Corpo de Bombeiros, Reciclau, Polícia Ambiental, Secretaria Municipal da Saúde, Grupo Legalizar de Consultoria Ambiental, Superintendência Regional de Ensino, Associação Amigos do Xopotó, Grupo Um de Comunicação, Superintendência Regional de Regularização Ambiental e Servidores Municipais. (Fotos:Assessoria de Comunicação da PMU)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE