A greve dos bancários deverá terminar nesta terça-feira, 27
Download
Após reunião de negociação neste sábado, 24 de outubro, quando foi apresentada uma proposta global de reajuste de salarial, o comando nacional de greve dos bancários orienta a categoria a encerrar o movimento a partir desta terça-feira, 27 de outubro.
Além dos reajustes de 10% para os salários, para a PLR e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação, já ofertados na sexta-feira, 23, os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de total de 112 horas. Assim, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores, compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
A nova proposta da Fenaban, apresentada no 19º dia da greve, significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados. Na proposta inicial, que levou os bancários à greve, os banqueiros se negavam até mesmo a repor a inflação do período e tentaram reconstruir um modelo ultrapassado de abono salarial.
"Foi a força da greve, uma das maiores da história em volume de unidades paralisadas, que pressionou os bancos e reverteu tanto a proposta de reajuste abaixo da inflação quanto a tentativa de punir os bancários que aderiram ao movimento", disse por telefone ao Site, o presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, José Antônio Silva. Este será o décimo segundo ano consecutivo que a categoria conquista aumento real de salário. O Acordo Coletivo com a nova proposta deverá ser assinado nesta segunda-feira, 26, quando os bancos ainda estarão em greve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE